Eja 2018 foi criado para quem nunca terminou os estudos, veja como funciona o Programa de Educação de Jovens e Adultos!

No mundo atual, arranjar um emprego sem ter estudo, está cada vez mais difícil. Embora existam alguns programas de bolsas como o  Quero bolsa ou o Educa Mais, eles são da iniciativa privada e nem sempre tem vaga.Pensando nisso, o governo lançou um programa educacional que deve ajudar quem nunca pôde terminar seus estudos até hoje. Conheça tudo sobre o EJA 2018 abaixo.

Programa EJA 2018 – do que se trata?

Indo direto ao assunto, o Programa EJA significa Educação de Jovens e Adultos e visa levar educação as pessoas que não conseguiram finalizar seus estudos. O ensino é feito por meio de uma metodologia adequada a idade dos alunos e pode ser tanto presencial, quanto à distância.

eja 2018

As aulas acontecem em módulos com tempo de seis meses que equivalem aos anos que ainda não foram cumpridos. Como as escolas normais, o estudo é de segunda a sexta-feira com quatro horas diárias. Terminar os estudos é muito importante para adquirir uma carreira de sucesso na vida e proporcionar a si mesmo e a sua família uma vida incrível. Por isso, se você ainda não finalizou algum de seus estudos, procure uma escola que ofereça o EJA mais perto de você e mude sua história.

Quem pode fazer o EJA?

Se você tem mais que 15 anos e não concluiu o ensino fundamental ou possui mais que 18 anos e não finalizou o ensino médio, pode se inscrever em um dos programas de EJA em todo o país.

No caso do Ensino Fundamental, os alunos podem ter também no mínimo 15 anos. Agora, no caso do ensino médio, o aluno precisa ter pelo menos 18 anos.

Como se candidatar as Vagas EJA 2018


As vagas para o programa variam de acordo com a escola que oferece o serviço. Por isso, você vai precisar verificar com a instituição para saber a disponibilidade. Existe a possibilidade também de ter essa informação através da internet, pelo site do programa.

Você vai precisar colocar o nome da escola e depois é só clicar em Pesquisar para verificar o resultado. É possível averiguar as vagas de diferentes instituições.

Inscrições EJA 2018

Antes de tudo você precisa verificar se a sua cidade disponibiliza o programa e depois encontrar uma escola que o ofereça. Se essa parte estiver ok, é só fazer o seu cadastro de forma presencial na escola escolhida, de preferência a mais perto da sua casa.

Na hora da inscrição, é necessário levar um documento original e um comprovante de residência.

Prova de Certificação EJA 2018

Após todos os estudos que forem disponibilizados, o estudante vai precisar comprovar que aprendeu tudo que lhe foi dito por meio de uma prova que tem o estilo de um vestibular. Esse exame é feito para o ensino fundamental e o médio.

Para ter o certificado do Ensino Fundamental, a prova feita será a do Encceja, que possui o significado de Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Além dessa prova, é possível obter o certificado por meio do Enem.

Nessa prova do Encceja cairão temas utilizados em praticamente todas as disciplinas sendo elas: Artes, Ciências Naturais, Educação Física, Geografia e História, Linguagem Estrangeira Moderna, Língua Portuguesa, Matemática e Redação.  

Conclusão

Bem pessoal, esperamos que tenham gostado as informações, informe-se na secretaria de educação da sua cidade e não deixe de fazer o EJA.

Sugestões e dúvidas podem ser deixadas nos comentários! Até a próxima!

 

Recomendados para você: