Teste Vocacional Grátis 2023 – veja onde fazer

Não sabe que profissão escolher na sua vida? Veja como teste vocacional grátis 2023 pode te ajudar.

Encontrar a profissão que você vai seguir não é fácil; há milhares de opções, mas diversos fatores que influenciam na decisão final. Ao decidir qual profissão irá seguir, você deverá levar em conta se há cursos ou não, o investimento necessário para se qualificar, onde e como arrumar emprego, se será necessário ir estudar fora da sua cidade e muito mais.


Enquanto que alguns conseguem tomar essa decisão bem rapidamente e às vezes já sabem o que querem fazer desde muito novos, outros ficam bem indecisos e às vezes nem possuem noção do que podem fazer. Nesses casos, um teste vocacional pode ajudar. Veja a seguir como fazer um teste vocacional gratuito.

Teste Vocacional GrátisPara que serve o teste vocacional

O teste vocacional é recheado de perguntas pessoais sobre seus gostos e sua vida, que tem como objetivo indicar profissões que combinam com você, de acordo com as respostas dadas. É recomendado fazer um teste vocacional que tenha sido elaborado por um psicólogo ou profissional da área, para que as perguntas sejam realmente pensadas e cujas respostas importem para informar quais as profissões mais indicadas para cada indivíduo.

Os testes vocacionais podem ser feitos por qualquer pessoa e há muitos deles já disponibilizados online e de forma gratuita. No entanto, é preciso tomar cuidado em qual site você fará. A seguir, daremos algumas sugestões de onde você pode fazer seu teste vocacional grátis.


Onde fazer o teste vocacional grátis

Há alguns sites que oferecem testes vocacionais que podem ser considerados mais confiáveis e também são gratuitos. O site Quero Bolsa, por exemplo, é uma plataforma que disponibiliza informações de cursos e bolsas de estudo para graduação, além de disponibilizar um teste vocacional gratuito, que foi baseado na Teoria das Inteligências Múltiplas, criada por um psicólogo.

teste vocacional gratis

Você também poderá fazer um teste vocacional no site da CATHO, que também disponibiliza bolsas de estudo e outras informações sobre educação. Mais uma opção é o teste vocacional disponibilizado pelo site Neora, baseado em um dos maiores estudos comportamentais já realizados.

Passo a passo do teste vocacional

Para realizar o teste vocacional, você deve acessar um dos sites que mencionamos. Para dar esse tutorial, usaremos de exemplo o teste vocacional disponibilizado pelo Quero Bolsa. Para começar, acesse o site https://querobolsa.com.br/teste-vocacional-gratis  e clique na opção “Começar o teste vocacional”. Digite seu nome e um e-mail válido.

O portal lhe mostrará algumas frases e você terá que atribuir valores à elas de 1 a 5. Quando a frase não tiver nada a ver com você, atribua um valor menor. Quando for compatível com você, dê um valor maior. Faça isso até terminar as frases e veja o resultado.

Vale lembrar que você deverá levar em conta também seus gostos na hora de escolher sua profissão. Com o resultado do seu teste, você pode buscar pelas profissões e ver qual delas se encaixa mais com você. Tudo é válido na hora de decidir qual caminho seguir, por isso esse teste pode realmente lhe dar uma direção.

Considerações finais

Bom pessoal, esperamos que tenham curtido saber tudo sobre o Teste Vocacional Grátis ok? Sorte na escolha da sua profissão!

Já falamos em outro artigo sobre o programa quero bolsa, que pode ajudar sua vida estudantil.

Sugestões de novos artigos podem ser deixadas nos comentários!