Cursos gratuitos EAD para fazer na pandemia


Para crescer profissionalmente, além de dedicação no trabalho, é necessário investir em educação. Através de cursos EAD é possível se qualificar, para enriquecer o currículo e obter melhores oportunidades. Esses cursos facilitam o aprendizado mesmo para àqueles que têm uma vida mais corrida, além disso, na pandemia, os mesmos se tornaram bastante procurados por aqueles que desejam aproveitar seu tempo em casa para aprender mais.

Isso mesmo, essa qualificação pode ser mais facilmente conseguida através da educação a distância.Além de diversos cursos pagos, há excelentes cursos gratuitos ead oferecidos por inúmeras instituições de qualidade. Para que um curso seja reconhecido e tenha qualidade não é necessário custar caro. Há dezenas de cursos gratuitos EAD.

Durante a pandemia, essas oportunidades se tornaram ainda maior pelo fato das pessoas terem mais tempo para ficar em casa.Bastam alguma horas por dia para que possa dedicar até um currículo mais atualizado e pronto pra o mercado.

Melhores cursos gratuitos EAD

cursos gratuitos ead

Geralmente, os cursos a distância disponibilizam ao aluno um material de apoio, seja em forma de apostila ou vídeo. Algumas cursos são disponibilizados em ambos os formatos.

Na maioria deles é exigida uma avaliação final, onde haverá a exigem de uma aluno nota mínima para obtenção do certificado de conclusão.

Alguns cursos, por serem profissionalizantes ou de especialização, podem ter como pré-requisito um grau mínimo de escolaridade, por isso é necessário estar atento no momento da inscrição.

Afim de ajudar no crescimento profissional, separamos alguns cursos que podem ser um diferencial no currículo.

 

Libras – Linguagem Brasileira de Sinais

A USP disponibiliza de um curso de Libras gratuito, o mesmo não exige cadastro e é um dos mais conhecidos no momento.

Vamos entender mais sobre a Língua de Sinais (Libra) e sua importância…

Em 2002, a Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida pela Lei nº 10.436 e regulamentada pelo Decreto nº 5.626/2005. O objetivo principal é incluir os deficientes auditivos por meio de uma linguagem natural.

Ao invés dos sons, a Libras utiliza as expressões e os gestos como forma de comunicação, tanto expressões corporais quanto faciais. Geralmente, esses gestos são universais, mas assim como acontece em todas as línguas, há variações regionais.

Atualmente, as empresas têm se preocupado com a inclusão social. Não só através de contratações de profissionais com deficiência auditiva, mas humanizando o atendimento, por meio de profissionais preparados  para o atendimento deste público.


Portanto, o profissional que tem em seu currículo o conhecimento de libras, certamente, possui  um diferencial.

O objetivo do curso de Libras é tornar essa língua popular e melhorar a comunicação entre as pessoas. Além de difundir expressões, numeração, alfabeto, articulações para que se tornem o mais natural possível e assim promover a inclusão social.

 

Curso EAD – Língua portuguesa

Apesar da língua portuguesa ser nossa língua-mãe e estarmos familiarizados, não significa que saibamos usá-la plenamente. A língua portuguesa é muito complexa e rica de vocabulário e regras gramaticais.

entrevista de emprego

No momento, existem algumas instituições que oferecem o curso gratuito e à distância e valem muito a pena fazer.

 

Em uma entrevista de empregos ou em prova de concurso, por mais que o candidato tenha conhecimentos técnicos e específicos, caso não saiba usar a linguagem corretamente e redigir de forma correta, certamente perderá a oportunidade.

 

Os cursos a distância de português tem como função a apresentação dos aspectos da língua portuguesa e oferecendo ao aluno as ferramentas para comunicação obedecendo os padrões da norma culta.

 

Inglês básico

A globalização e a interação constante entre empresas de várias nacionalidades aumentou ainda mais a necessidade de ter a língua inglesa como requisito essencial no preenchimento de algumas vagas. Até algumas vagas que o inglês não seja indispensável, ter o conhecimento se torna um diferencial na hora da contratação.

 

O inglês é a língua mais falada no mundo. Além da necessidade de comunicação, muitos softwares só se apresentam no idioma inglês, assim como em algumas profissões toda a linguagem técnica é feita neste idioma.

 

De maneira geral, os cursos gratuitos são cursos de conhecimento básico e abordam os principais temas da língua inglesa. Alfabeto, conjugações verbais simples, números, vocábulos básicos, essas são as principais abordagens de um curso básico.

 

O objetivo é que o indivíduo forma orações e frases que o ajudem em uma comunicação básica e efetiva. Sua função é despertar o interesse do aluno no aprofundamento da língua inglesa.

 

Informática Básica

O curso de informática básica continua sendo um dos cursinhos mais procurados pelas pessoas. Há muitos sites que oferecem esse e outros cursos na área.

 

Redigir um texto, criar uma planilha ou uma apresentação de trabalho, navegar na internet e realizar configurações simples são os temas principais oferecidos nesses cursos.

 

O curso de informática básica tem como objetivo apresentar conceitos básicos de informática e assim despertar o interesse do aluno pra o aprofundamento no tema.

 

Ao realizar um curso a distância é necessário disciplina para organizar os estudos. Para obter o maior aproveitamento é necessário separar um momento do dia e estudar os conteúdos. Com essa rotina,  aprendizado do aluno será uma constante.

Sugestões e dicas de novos artigos podem deixar nos comentários!