Curso de Ourives: o que é? como fazer?

Curso de ourives ensina a fazer joias e anéis, veja como funciona e o que faz esse profissional.

No mundo atual, com a crise, as pessoas estão procurando cada  vez fugir da crise com todas as rmas possíveis. E uma dessas formas é procurar profissões que não tem tanta concorrência. E uma dessas profissões é a de ourives. No artigo de hoje vou explicar o que é essa profissão e como é possível fazer cursos e treinamentos para se tornar um bom profissional.


Profissão de Ourives – como funciona?

curso de ourives

Indo direto ao assunto, a Ourivesaria é a arte de trabalhar com metais preciosos (especificamente prata e ouro), na fabricação de jóias e ornamentos. A ourivesaria é uma arte bem antiga, tendo sido encontrados sítios arqueológicos no mar Egeu, datados em torno de 2500 a.C. nos quais se encontram jóias feitas de ouro.

Hoje em dia esta profissão pode ser dividida em várias áreas. Conhecidas como:


* Designer: profissional responsável pela ideia inicial da joia.
* Ourives: profissional que executa o projeto. Muitas vezes responsável também pela criação da joia. Geralmente faz o papel de todas as áreas.
* Cravador: Profissional responsável pela colocação das pedras e dos desenhos de acabamento.
* Fundidor: criador de moldes em cera.
* Polidor: Responsável pelo acabamento fino das joias.

Você irá aprender como fabricar anéis, cordões, pingentes e até alianças de namoro diferentes, com muita técnica envolvida.

Curso de Ourives – onde fazer?

Curso de Ourives Grátis no Senai. 

Se você está interessado em fazer curso de ourives grátis no Senai, então fique atento às informações que vamos dar. Para quem não sabe ourives é aquele profissional que pratica a arte de fabricar joias, transformando metais preciosos como ouro e prata em joias sem perder a qualidade do metal.

Para se tornar um ourives é necessário fazer um curso de qualificação profissional, o qual tem carga horário de 400 horas/aula. Já para profissionais que já trabalham na área como os fundidores, trefiladores e gravadores, e também laminadores de metais preciosos à mão também é necessário fazer um curso básico de qualificação profissional, mas com carga horário menor de 200 horas/hora.

Durante as aulas o aluno aprende diferentes técnicas de lapidação de pedras preciosas, técnicas de design de joias, cravação e montagem de bijuterias, o que envolve técnicas de martelagem, modelagem, soldagem e refinamento. Além do curso básico de ourives, o Senai oferece outros cursos também nessa área como gemologia e joalheria, onde o aluno se aperfeiçoará no trabalho de lapidação de gemas, design de joias, entre outros.

Procure o senai mais proximo!

Conclusão

Bem pessoal, espero que tenham curtido as informações ok?

Já falamos aqui em outro artigo sobre nichos de renda extra que são bem interessantes, sugiro leitura.

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários