Como se destacar no mercado de trabalho?


Uma pessoa que está a procura de um novo emprego sempre se pergunta como ser destaque no mercado de trabalho. Isso devido a imensidão de oportunidades e pessoas qualificadas que se encontram nele. 

Ser um destaque em qualquer coisa na vida requer muito esforço e persistência, essa pessoa entende que nada surge do dia para a noite e que para chegar aonde deseja pode levar um bom tempo. 

como se destacar no mercado de trabalho

Porém, pessoas assim sabem que a vontade de realizar seus sonhos é ainda maior que o medo ou a preguiça de se aperfeiçoar e se tornar um destaque no mercado de trabalho. 

Por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a se destacar no mercado de trabalho e atrair oportunidades maravilhosas para a sua vida e carreira.  

Mercado de trabalho: dicas para se destacar  

Ser um destaque no meio corporativo é um grande desafio, mas com essas dicas, todo esse processo pode ser bem mais simples do que se imagina.

Seja positivo 

Tenha uma visão positiva sobre as oportunidades e desafios que surgem em seu caminho, isso além de trazer mais leveza para a sua vida, mostra que você é profissional dedicado a enxergar o lado bom das coisas. 

Lembrando que existem algumas situações que não é possível ser positivo o tempo todo, por exemplo, um profissional de uma empresa de terceirização de Bombeiros Civil, que  precisou apagar um incêndio e salvar as vítimas. 

É uma tragédia que faz qualquer um se sentir triste, e tudo bem, lidar com isso também é essencial para a nossa saúde mental. 

Dentro do mercado de trabalho, é importante ser positivo para se manter motivado a encontrar uma boa oportunidade. 

Veja até mesmo os nãos como algo positivo, pois você sabe que existe algo reservado para você e sua espera. 

Seja focado 

O foco é essencial para qualquer objetivo profissional ou pessoal na vida, sem ele, dificilmente a pessoa consegue traçar estratégias e meios para chegar aonde deseja. 

Um profissional que deseja trabalhar com monitoramento de fauna precisa focar no que fazer agora para conseguir a vaga que deseja, pode ser um curso ou até mesmo um workshop, visando o que é preciso fazer hoje para chegar onde deseja. 

A inconstância na hora de procurar uma oportunidade dentro do mercado de trabalho pode fazer com que você perca oportunidades maravilhosas e com que recrutadores não te olhem com bons olhos. 

Isso porque, se você não possui um foco na hora de procurar uma oportunidade no mercado de trabalho, quem garante que você será uma pessoa focada dentro de uma empresa.

O foco é algo que precisa ser construído antes mesmo de você chegar onde deseja, pois é ele que irá garantir a sua persistência e dedicação no processo de destaque no mercado de trabalho. 

Trace objetivos e metas 

Traçar metas e objetivos é diferente de ter foco, pois algumas pessoas acabam confundindo esses dois. 

Metas e objetivos são os resultados que você quer obter, já o foco está ligado a sua determinação e o que você faz no momento presente para chegar até lá.

Se você deseja trabalhar com manutenção em portas de aço de enrolar, esse é o seu objetivo, e traçar ele é extremamente importante para você ser um destaque no mercado de trabalho. 

Pois, sem um objetivo a pessoa fica perdida e não sabe a qual vaga se candidatar, isso acaba fazendo muitas empresas não gostarem do perfil dela, direcionando as oportunidades para outras pessoas. 

Invista na sua capacitação 

Algumas pessoas acham que fazer cursos profissionalizantes, ler livros e participar de palestras são perda de tempo e dinheiro, mas não imaginam que isso, na verdade, é um investimento para suas vidas e carreiras.

Com a internet, tudo se tornou mais acessível, desde a procura pelas melhores corretoras de seguro auto até a compra de cursos para te ajudar a se tornar um profissional cada vez melhor. 

E ainda existem diversos tipos de cursos, palestras e livros para atender todas as áreas e profissões. 

Com esse conhecimento, a pessoa, não só, se tornará um profissional mais capacitado para chamar a atenção dos recrutadores, como também terá sabedoria valiosa para a vida. 

Seja uma pessoa engajada 

Muitos ainda confundem engajamento com motivação, mas eles são coisas bem diferentes e vamos explicar o porquê. 

 

Quando falamos de motivação, nos referimos a uma pessoa que, a partir de uma determinada ação, se sente motivada e animada para realizar algo. 


 

Um exemplo é quando acontece uma premiação na empresa para aquele que bater a meta no fim do mês. 

 

A pessoa motivada irá dar o seu máximo para bater a meta, não necessariamente para entregar um bom resultados, mas para ganhar o prêmio que estava em jogo.

 

Já a pessoa engajada, se esforça para entregar um bom resultado não só para receber algo em troca, mas para se sentir parte de algo maior e entender que o trabalho que realiza interfere diretamente no resultado da empresa como um todo. 

 

Por isso, o engajamento é extremamente importante para pessoas que procuram se destacar no mercado de trabalho, pois ele mostra que você não é uma pessoa interessada apenas no que pode ganhar, mas também, no que pode oferecer de bom. 

Como ser um líder de ponta? 

Grande parte das pessoas que entram no mercado de trabalho possuem o objetivo de encontrar uma boa vaga de emprego.

 

Entretanto, não é só isso, pessoas visionárias possuem o desejo maior de crescer e se tornar referência no lugar onde está. 

 

Não é raro encontrar profissionais dentro de empresas que desejam subir de cargo e se tornar líderes de respeito dentro de equipe, e isso não é impossível se você trabalha em um lugar que oferece oportunidade de acordo com o seu desempenho. 

 

Por isso, além de dicas para te ajudar a se destacar no mercado de trabalho, também apresentaremos algumas de como ser um líder de ponta na empresa em que trabalha.  

Esteja alinhado com o endomarketing 

O endomarketing é uma área que vem ganhando cada vez mais notoriedade nas empresas, isso devido aos seus inúmeros benefícios, como:

 

  • Melhor convívio entre os funcionários;
  • Mais satisfação; 
  • Menos chances de desligamento;
  • Comunicação assertiva; 
  • Ambiente leve e harmônico. 

 

O endomarketing é um conjunto de estratégias que tem como objetivo a melhoria da comunicação interna de uma empresa, ou seja, a comunicação entre os próprios colaboradores, funcionários e líderes. 

 

Seja você líder de uma equipe de vendas ou de uma empresa de síndico profissional em Fortaleza, estar alinhado com o time e estratégias de endomarketing faz com que recrutadores e outros líderes no mercado de trabalho te notem. 

Estude a gestão de qualidade 

Entender sobre a gestão de qualidade de uma empresa é essencial para garantir que você se destaque no mercado de trabalho.

 

Isso porque os recrutadores sabem da importância desta área em uma empresa e o que uma pessoa que entende sobre o assunto pode fazer. 

 

Portanto, estudar sobre o assunto e o que o relaciona, como as auditorias empresariais que também vem se destacando nas empresas, é extremamente importante para mostrar o seu preparo e capacidade para uma vaga como líder. 

 

Assim como o líder de um mecânico em Suzano precisa ter ainda mais prioridade que ele no assunto para ajudá-lo no que precisar, é necessário que você esteja um passo à frente de seus concorrentes para garantir a oportunidade que deseja. 

Seja empático 

A empatia é algo que transforma o mundo e a relação entre as pessoas e os profissionais, ela faz com que você sinta e entenda o que a outra pessoa está sentindo, e com isso, entender o ponto de vista dela. 

 

Imagine que você precisa de dinheiro urgentemente, e por isso, decidiu realizar a venda de galpão de lona que possuía, provavelmente você estaria desesperado e ansioso para realizar essa venda e conseguir o dinheiro que precisa. 

 

Da mesma maneira pode se sentir um candidato que já está a muito tempo desempregado e precisa de dinheiro para sobreviver, entender que você talvez já tenha estado naquela mesma situação faz toda a diferença na hora de se relacionar com seus liderados. 

Esteja sempre atualizado 

Por fim, esteja sempre atualizado sobre tudo o que envolve a sua área, o seu trabalho e o que acontece no Brasil e no mundo. 

Isso te ajuda a construir um repertório ainda mais e repleto de referências para utilizar na vida e na carreira. 

 

As redes sociais e a internet nos ajudam a estar por dentro de absolutamente tudo, assim como é fácil encontrar um despachante em Londrina com ela, também é simples se manter informado sobre tudo. 

 

Isso serve tanto para quem já está no mercado de trabalho a procura de uma promoção quanto para quem está desesperado à procura de uma oportunidade, a informação é constante e te ajuda a chegar aonde deseja. 

Considerações finais

Conseguir uma oportunidade de emprego não é fácil e talvez não seja rápido, mas com persistência e características como as que apresentamos aqui, ela pode surgir quando você menos esperar e será melhor do que você imaginou. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.