Bolsa para faculdade não é difícil de conseguir, veja os melhores programas e tente a sua!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma iniciativa do Ministério da Educação e Cultura (MEC) para avaliar as condições e o domínio de competências e habilidades de alunos prestes a se formar no Ensino Médio. Em contrapartida, os mais bem colocados na prova – que tem nota máxima de 1000 pontos, incluindo a redação – possuem a chance de conseguir uma bolsa de estudos em universidades particulares (com o ProUni) ou universidades públicas, através do SiSu.

No entanto, o que muita gente não sabe é que há possibilidades de conseguir bolsas de estudos sem prestar o Enem. Por conta disso, fizemos uma lista com 3 maneiras de conseguir uma bolsa para entrar na faculdade em precisar do Enem. Acompanhe:

Bolsa para faculdade – como conseguir?

bolsa para faculdade

Separamos os 3 programas mais famosos, clique e confira:

  1. Educa Mais Brasil

O Programa Educa Mais Brasil conta com mais de 18 mil instituições de ensino parceiras e atende cerca de 450 mil estudantes em todo País. Para participar e garantir uma bolsa de estudos com até 70% de desconto, o interessado deve acessar o site do programa e informar as opções de curso e instituição de ensino onde deseja iniciar a carreira acadêmica.

Entretanto, o estudante interessado precisa seguir alguns requisitos, como:

  • Possuir renda mensal bruta de até um salário mínimo;
  • Estar há mais de seis meses sem estudar (no caso de graduação).

Além disso, o Programa também beneficia alunos do ensino básico, técnico, pós-graduandos e quem deseja ingressar em qualquer tipo de curso livre.

  1. Bolsa Universidade

Em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, o Programa Bolsa Universidade oferece a chance de ingressar em uma universidade por meio da Secretaria de Estado da Educação.

As bolsas de estudos oferecidas pelo Programa são custeadas pela Secretaria de Estado da Educação (50%) e pela instituição de ensino escolhida pelo estudante, que arca com os demais custos.

Em contraponto, o estudante deverá atuar como educador universitário aos finais de semana, em uma das unidades da Escola da Família. Para mais informações, acesse http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br.

  1. Quero Bolsa

Sendo um dos sites mais especializados no quesito bolsas de estudos, o Quero Bolsa conta com parcerias entre as melhores universidades privadas do País e negocia bolsas parciais para estudantes que queiram entrar na faculdade. Ao todo, são mais de mil parcerias com universidades, faculdades e centros universitários por todo Brasil.

O processo para conseguir uma bolsa parcial de estudos através do Quero Bolsa é simples, basta acessar o site e fazer uma busca pelo curso ou pela instituição desejada. Ao encontrar a vaga desejada, o estudante deverá realizar o cadastro e a pré matricula online.

Feito isso, será gerado um boleto que deverá ser pago no prazo estipulado no documento. A partir daí, basta apresentar o documento para garantir o desconto nas mensalidades.

Viu como é fácil entrar na faculdade e fazer aquele tão sonhado curso de graduação? Se você participa de algum desses programas, comente sua experiência conosco. Boa sorte nessa longa jornada na universidade!

 

Recomendados para você: