Como aumentar as vendas online: Conheça estratégias eficazes


Deseja saber como aumentar as vendas online? Conheça estratégias eficazes para impulsionar os resultados em seu negócio!

Lutando com vendas baixas, embora você já tenha um fluxo de tráfego muito bom? Há 2 motivos possíveis: seu tráfego não é qualificado (as pessoas que chegam ao seu site não querem realmente comprar seus produtos) e o fluxo de experiência do usuário não converte os clientes em potencial em realmente comprar.

Neste capítulo, vamos resolver este desafio de como aumentar as vendas online, discutindo estratégias que:

  • Incentive os clientes a começar a adicionar itens ao carrinho;
  • Venda mais para cada cliente;
  • Aumente o valor médio do pedido;
  • Reconquiste e traga os clientes de volta à sua loja para compras repetidas

Como aumentar as vendas online

Vamos nos aprofundar nessas estratégias (e ferramentas sugeridas) que funcionam para aumentar as vendas online de sua loja virtual.

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Nº 1 em vendas incrementais e cruzadas de produtos relevantes

Upsells e vendas cruzadas são responsáveis ​​por uma média de 10-30% da receita de comércio eletrônico. Familiarizado com os famosos exemplos de McDonald’s, Pepsi, KFC,… upsell e cross-selling são a arte de vender mais para um cliente, introduzindo complementos ou atualizações do que eles estão interessados ​​em um produto.

O upsell e o cross-selling são diferentes, embora os termos sejam intercambiáveis ​​atualmente.

Upsell = Oferecer alternativas de upgrade superiores, produtos com tamanhos maiores e com pouca diferença de preço.

Venda cruzada = oferecer um pacote de itens complementares que combinam bem com o produto que desejam adquirir. Por exemplo: no caso do McDonald’s é comum que ao comprar o lanche, o funcionário oferece a batata grande por adicional de 2 reais; mas porquê disso? O lanche comum já inclui batata só que num tamanho menor, como o cliente já vai adquirir o item, optar pelo adicional pode ser “mais vantajoso”, pois o preço da batata grande é “menor” dentro dessa compra.

O upsell e o cross-selling são ótimas táticas para aumentar as compras não planejadas e aumentar o valor médio dos pedidos das lojas online.

2 Use recomendação de produto personalizada para revelar a descoberta do produto

Há alguns anos, a gigante Amazon revelou que 35% de sua receita vinha de recomendações de produtos. Até agora, 70% da página inicial da Amazon está coberta com blocos de sugestões de produtos.

A tecnologia se tornou a norma no comércio eletrônico: a recomendação de produtos é gerada e adaptada ao comportamento e aos interesses de cada comprador diretamente na loja. Ao sugerir produtos relevantes para o que os clientes procuram, essa estratégia não só evita que os clientes saiam de mãos vazias, mas também os motiva a adicionar mais itens ao carrinho, aumentando assim o valor médio do pedido da loja.

Além da página inicial, você pode colocar recomendações relevantes sobre a categoria, produto, página do carrinho para continuar vendendo até que os clientes cheguem ao caixa. A Amazon ainda sugere mais itens após a finalização da compra para motivar as compras repetidas.

Confira também: Redes sociais ou criar sites? Qual o melhor investimento?


3 Aumente a prova social com análises de produtos ou notificações de vendas recentes

A prova social é a sua chave para o marketing magnético: aproveitando o efeito de multidão para atrair mais clientes. Como, em detalhes? Ao visitar seu site pela primeira vez, muitos compradores ficam céticos. Embora fazer compras online não seja algo estranho, existem alguns riscos, pois os clientes não podem ver ou tocar nos produtos físicos antes de pagar.

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E se os produtos não se parecerem com o que estão ilustrados no site, e se não funcionarem da forma como estão descritos? A prova social pode fazer maravilhas por você aqui: ao mostrar aos clientes que muitas outras pessoas compraram e teve uma experiência feliz com sua loja, você pode construir confiança em sua marca e incentivar novos clientes a começarem a comprar com você.

Um bom exemplo de prova social e análise são as avaliações em estrelas (1 a 5) que os clientes que comprar pode avaliar e fica visível no site para os próximos clientes em potencial.

4 Faça marketing de afiliados com influenciadores em seu nicho

Os influenciadores têm grande poder nas redes sociais. Quando falam positivamente sobre algo, isso pode se tornar uma tendência explodida por seus seguidores.

Você pode alcançar influenciadores sociais em seu nicho para que promovam seus produtos e direcionem visitantes para seu website. Na verdade, pode até mesmo fazer com que eles gerem vendas para você, combinando com o marketing de afiliados.

Como é o caso de lojas online como a Aliexpress, a qual além dessa estratégia, utiliza sites de cupom para oferecer ao público em potencial o Cupom Aliexpress, com intuito de disponibilizar um desconto “vantajoso” nas compras, o que atrai o cliente.

5 Adicione uma contagem regressiva para criar um senso de urgência

As compras online na Internet são ideais para compras por impulso, o que está se tornando um comportamento comum nos dias de hoje, uma vez que possibilitado por nossa cultura de aumento do consumo de produtos rápidos.

Produtos colocados na posição certa, com as promoções certas, acionadas no melhor momento, podem promover altamente a compra por impulso. Um dos fatores que mais impactam esse comportamento é a urgência.

Quando os clientes estão pensando em fazer uma compra, você pode mostrar uma oferta por tempo limitado (pode ser cupons, frete grátis, brindes) e adicionar um cronômetro de contagem regressiva para motivá-los a fechar o negócio não planejado.

6 Limite a disponibilidade de estoque para criar uma sensação de escassez

Outro truque que você pode aplicar para promover o comportamento de compra por impulso é adicionar uma sensação de escassez. Muitos compradores online simplesmente navegam ou abandonam o carrinho porque pensam que podem voltar e comprar a qualquer momento depois de comparar com outros varejistas.

Eles agirão de forma diferente se forem informados de que seus itens favoritos logo estarão fora de estoque se não pegarem rapidamente. Você pode definir o número do seu estoque menor do que a quantidade real para criar uma impressão de que seus itens estão em alta demanda e serão vendidos em breve.

Essas simples estratégias, se aplicadas de forma eficiente, farão com que o número de vendas em sua loja online aumente, além de atrair mais clientes. Mas, não se esqueça de disponibilizar diferentes opções para que o cliente possa entrar em contato, se necessário.