Explicamos o que é o certificado digital, como funciona, como conseguir e muito mais!
Em um mundo com diversos avanços tecnológicos, existem hoje muitas formas de comprovar a identidade sem ter que carregar diversos documentos e papéis por onde for. Um deles que tem ganhado espaço é o certificado digital.
Apesar de virtual, ele possui o mesmo valor e importância que uma assinatura feita de próprio punho no papel, mas oferece duas grandes vantagens: não precisa reconhecer firma no cartório e pode ser feita pelo computador ou celular.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo este conteúdo e saiba o que é este documento, qual a finalidade, como ter um certificado digital e para quem é obrigatório. Boa leitura!
O que é e para que serve o certificado digital?
A primeira dúvida que fica é, afinal, o que é o certificado digital? Para isso, a resposta é simples, ele é uma espécie de carteira de identificação virtual. Além disso, ele possibilita a assinatura de documentos à distância, que não precisa ser feita no papel. Por outro lado, ele contém dados sobre quem a utiliza e assegura aspectos de segurança em transações digitais.
E como funciona para as empresas? Além de permitir a assinatura de contratos e autenticação de documentos, você consegue resolver pendências com a Receita Federal e outros órgãos, diminui burocracias, simplifica os dias, e ganha mobilidade e agilidade por economizar tempo, dinheiro e recursos ambientais.
Quem precisa ter esse documento?
Ainda falando sobre qual a importância desse certificado, é importante saber que ele é obrigatório para quem deseja emitir Nota Fiscal Eletrônica, mesmo para quem possui MEI ou está cadastrado no regime Simples Nacional.
Porém, existem dois modelos: o certificado digital de empresa e o de pessoa física. Mas de forma geral, para saber se você precisa ter ou não, é importante ter em mente que o Ajuste SINIEF 12/16 diz ser necessário ter o certificado se você deseja emitir nota fiscal.
Como obter o certificado digital?
E afinal, como eu faço para ter o certificado digital? É necessário ter os seguintes documentos, que devem ser apresentados ao órgão emissor:
- Cartão com CNPJ;
- Cadastro no SINTEGRA;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Documento de comprovação da identidade do responsável cadastrado na Receita Federal;
- Estatuto da empresa.
Tendo isso em mãos, basta ir à autoridade certificadora, coletar biometria e validar por meio do pagamento de uma taxa.
Por fim ja falamos aqui sobre sites de emprego, em especial se o emprego ligado é confiável, leia e fique por dentro.
Agora, após tudo sobre esse assunto, não perca tempo e garanta o seu certificado digital hoje mesmo. Confira também o nosso blog para mais conteúdos como esse!