CEEJA: termine seus estudos com esse programa!

Quer fazer supletivo? Veja como funciona o programa ceeja e termine seus estudos em pouco tempo. Consiga vagas melhores no mercado!

A sigla CEEJA costuma ser bastante confundida com o EJA e, mesmo que realmente esteja relacionado com o ensino para jovens e adultos, não possui o mesmo significado. Se trata de um programa de estudos muito importante que permite que muitas pessoas que não conseguiram terminar os estudos no tempo certo, possam recuperar esse tempo e obterem a educação pela qual possuem direito. 


São muitos os motivos que levam as pessoas a pararem de estudar muito cedo. Às vezes muitos nem tem a oportunidade de ir para a escola, mas quando crescem, gostariam de poder completar seus estudos. Isso é possível através do CEEJA e a seguir você entenderá como ele funciona. 

Entenda o que é o CEEJA 

CEEJA significa Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos e nada mais é do que um tipo de escola para aqueles que desejam concluir os seus estudos como ensino fundamental e médio. São espaços espalhados pelo país focados em oferecer o ensino básico para jovens e adultos que desejam terminar seus estudos. Esses centros oferecem um tipo de estudo mais flexível, permitindo assim que o interessado obtenha o seu diploma rapidamente. 


Veja como funciona o CEEJA 

O aluno que participar do CEEJA recebe do centro educacional todo o material didático necessário, já também com o plano de estudos que foi elaborado por seus professores. Não se preocupe, pois esse plano pode ser alterado de acordo com as necessidades do próprio estudante, basta ir até a secretaria da escola para solicitar as alterações. 

Além das aulas, nos centros os estudantes também podem participar de oficinas e presenciar algumas palestras que tenham o intuito de aprofundar ainda mais seus aprendizados. Os alunos também passam por avaliações parciais e finais. As aulas não são todas presenciais: pela lei, o aluno precisa comparecer pelo menos uma vez no mês no centro, podendo ser em qualquer período do dia. As avaliações são presenciais. 

Requisitos para participar do CEEJA 

Para participar do CEEJA é preciso atender alguns requisitos mínimos. Se você deseja terminar o ensino fundamental, a idade mínima necessária é de 15 anos. Já para cursar o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos. Infelizmente, quem não possuir a idade mínima, deverá procurar o ensino nas escolas regulares. 

Os estudos oferecidos no CEEJA são bem flexíveis e permitem que quem trabalha durante o dia, possa estudar durante a noite ou no horário desejado. 

Faça a sua matrícula no CEEJA 

As matrículas para o CEEJA variam de acordo com cada escola. É preciso se informar sobre as datas específicas nas escolas estaduais e também nas secretarias de educação. Se houver sites, também é possível ficar por dentro dos detalhes. 

Você pode começar a estudar em diferentes épocas do ano, justamente por ser um centro educacional mais flexível. A matrícula geralmente é feita diretamente no Centro Estadual de sua escolha, sendo necessário apresentar uma série de documentos 

como RG, CPF, foto 3 x 4, título de eleitor, comprovante de residência, histórico escolar e muitos outros. 

Conclusão

Esperamos que tenham gostado das informações pessoal. Já falamos aqui tambem do querobolsa para quem quer fazer faculdade

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários.