Bolsa Capixaba: como funciona, quem pode receber e mais!

Entenda tudo sobre a bolsa capixaba, desde quem tem direito a como fazer pra receber, confira!

Com a pandemia do corona virus, muitas pessoas perderam os empregos e muitas pessoas se viram em situação de vulnerabilidade e sem renda. E ainda assim muita gente nem conseguiu se inscrever ou mesmo receber auxilios como o auxilio brasil, auxilio emergencial dado pelo governo federal. Para quem mora no espirito santo, isso é super importante e pode realmente ajudar.


Bolsa Capixaba – do que se trata?

Indo direto ao assunto o beneficio chamado de bolsa capixaba trata-se de uma criação do Governo do Estado do espiorito santo, por meio da Lei Nº 9.753/11, alterada pela Lei. Nº 11.519 de 27 de dezembro de 2021 e regulamentada pelo Decreto Nº 5082/22, como uma das estratégias do Programa Capixaba de Erradicação da Pobreza (Programa Incluir), para atender cidadãos e cidadãs capixabas que se encontram em situação de extrema pobreza e que não recebem o Auxílio Brasil.

bolsa capixaba

Inicialmente criado para complementar a renda dos beneficiários do Programa Bolsa Família, o Bolsa Capixaba era totalmente vinculado ao extinto programa federal. Com o fim do Bolsa Família e a criação do Auxílio Brasil, que é estruturado a partir de novas regras, o Governo do Estado viu a necessidade de assistir às famílias que ficaram de fora do benefício federal.


Quem pode receber o beneficio?

Existem várias situações, desde famílias que recebiam o benefício do Programa Bolsa Família (PBF). Família com, pelo menos, uma criança menor de seis anos de idade, e famílias com renda mensal, por pessoa, menor que R$ 109,00 (incluindo o valor que a família recebe do PBF).

Como saber se estou listado para receber?

A consulta pode ser feita com o seu número do NIS:
Acesse aqui a lista: https://setades.es.gov.br/listabolsacapixaba

Qual o valor que é pago por esse benefício?

Cada família recebe um valor de benefício, conforme a renda, quantidade de pessoas na família e valor do Bolsa Família. Caso tenha alguma dúvida sobre o valor do seu benefício, procure o CRAS mais próximo da sua residência.

Considerações finais

Bom pessoal, esperamos que as dicas sejam uteis e que consigam entender a bolsa capixaba com sucesso.

Por fim ja falamos em outro artigo sobre como conseguir cartao de credito para negativado

Sugestões de novos artigos deixe nos comentários