Benefícios da leitura – Quais são eles?

Quais os benefícios da leitura? Como podemos elencar todas as vantagens que esse hábito pode trazer ao nosso cotidiano? É sobre isso que queremos falar hoje com você que nos acompanha sempre.

Apesar de serem variados, podemos criar um guia onde podem ser citados todos os benefícios da leitura, de modo que esses podem incentivar você a iniciar essa prática tão recomendada por especialistas em saúde. Leia com a gente!


Por que ler é bom?

leitura beneficios

Que a leitura é boa para a saúde já sabemos desde a antiguidade: reza a lenda que a porta da primeira biblioteca do mundo, fundada em Tebas, ostentava a inscrição “Medicina para a alma”.

Lenda ou não, o fato é que os benefícios da leitura afetam todo o campo psicofísico de nosso organismo. Vários estudos destacam a importância da leitura para o corpo e a mente.


Na verdade, além de modular o desenvolvimento e a manutenção das funções cognitivas, pode influenciar a aparência e a forma física, além de reduzir o risco de determinadas patologias. Vamos ver esses benefícios da leitura em detalhes? Leia conosco!

Ler é bom para a linguagem

Lembra-se de quando professores e pais nos pressionavam para ler constantemente? Eles estavam certos! Com a leitura, de fato, aprendem-se de 5% a 15% das palavras conhecidas.

Portanto, a leitura, principalmente em crianças, ajuda a expandir o repertório de palavras, com efeitos positivos também na inteligência verbal. Na verdade, as crianças com o maior vocabulário têm um QI mais alto do que outras.

Felizmente para nós, o vocabulário pode ser expandido por meio de estratégias muito simples, como a leitura em voz alta.

Dessa forma, de fato, tanto o leitor quanto os ouvintes aprendem novos termos, especialmente no caso de livros ou jornais populares. Outras estratégias também incluem a leitura em silêncio, certamente mais íntima do que a leitura em voz alta.

Os benefícios da leitura sobre a inteligência

Pessoas que leem bem desde pequenos, possuem pontuação mais alta em testes cognitivos, em comparação com outras pessoas.

Isso significa que a inteligência não depende apenas de fatores genéticos, mas também ambientais, como a leitura constante, seja um livro de português, de história ou qualquer outro que cative a nossa atenção.

Como visto anteriormente, de fato, a leitura enriquece o vocabulário da criança, permitindo que ela se compreenda e se expresse melhor.

benefícios da leitura

Outro ponto a ser destacado é que os efeitos cognitivos também são influenciados pelo tipo de mídia de leitura: estudos mostram, de fato, que a leitura em papel impresso facilita a compreensão e memorização do texto, em maior medida do que em tablets ou outros dispositivos mais tecnológicos.

Livros e jornais em papel, na verdade, são lidos de forma linear (ou seja, página após página) porque carecem dos links de hipertexto típicos da escrita digital, que desviam a atenção do leitor ao fragmentar a leitura.

Esses fatores, portanto, tornam a leitura em papel mais fácil e menos cansativa, sendo mais eficiente do que a leitura realizada em mídias digitais, conforme já mencionamos anteriormente.

Ler é bom para o cérebro, retardando o envelhecimento

Os benefícios da leitura também determinam o nosso envelhecimento cerebral, sabia disso? A leitura mantém o cérebro jovem mudando sua estrutura, ajudando-o a se manter eficiente apesar da idade.

As áreas cerebrais que mais se beneficiam, em particular, são aquelas envolvidas em funções como a atenção, concentração e memória. Ocorre um aumento no fluxo sanguíneo (e com ele oxigênio e nutrientes) nas áreas mencionadas, permitindo que os neurônios funcionem da melhor forma.

Ler, portanto, é um fator de proteção contra doenças cerebrais, incluindo Alzheimer, e oferece importantes insights de pesquisa sobre distúrbios de funções diversas, como o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Os benefícios da leitura também promovem o bem-estar do coração, pele e cabelos

Ao diminuir os níveis de cortisol, a leitura melhora o sono em termos de qualidade e quantidade, portanto:

  • Reduz o risco de doenças cardiometabólicas: pois a falta de sono predispõe à obesidade, diabetes e outras doenças cardiovasculares;

  • Estimula as defesas imunológicas: pois neutraliza os efeitos imunossupressores do cortisol;

  • Melhora a aparência da pele e dos cabelos: pois durante o sono eles são regenerados sob a estimulação do hormônio do crescimento;

  • Reduz o risco de doenças neurológicas, como o Alzheimer: pois preserva neurônios, e doenças psiquiátricas, como ansiedade e depressão, cujo desenvolvimento está associado a desequilíbrios hormonais.

Ler alivia o estresse: um livro pode ajudá-lo a viver mais pacificamente

Entre os benefícios da leitura, chegamos então ao potencial antiestresse desse hábito maravilhoso. Basta pensar que, lendo por apenas 6 minutos, a frequência cardíaca e a tensão muscular são reduzidas.

O efeito antiestresse da leitura está ligado à capacidade de distrair a mente das preocupações e estar acessível a qualquer momento, mesmo por alguns minutos.

Ler ajuda você a dormir

Vocês, leitores, já adormeceram durante a leitura? É tudo menos estranho, ligado aos efeitos antiestresse que acabamos de discutir. Parece, de fato, que a leitura todas as noites reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

Isso traz efeitos positivos sobre o ritmo do sono e, consequentemente, sobre bem-estar psicofísico.

Ler ajuda o desenvolvimento cognitivo e nos torna pessoas melhores

Parece uma afirmação bastante óbvia, considerando os benefícios da leitura discutidos até agora.

Ler desde cedo, de fato, além de favorecer o desenvolvimento intelectual, melhora a empatia, ou seja, a capacidade de entender o humor dos outros, e a resolução de problemas, ou seja, a capacidade de se livrar dos problemas.

A leitura, principalmente de romances, faz com que nossa mente simule a experiência vivida pelos protagonistas. A repetição contínua dessas simulações, portanto, ajudaria a moldar essas habilidades úteis nas relações sociais e na resolução de problemas cotidianos.

À luz do que vimos até agora, portanto, os benefícios da leitura são múltiplos. Mas como aproveitá-lo plenamente? Implemente o hábito da leitura diária em seu cotidiano, seja de manhã cedo quando acorda, antes de dormir ou em uma parada em seu trabalho.

Por fim ja abordamos em outro artigo sobre o cartao de credito para negativado e como como conseguir.

Apenas alguns minutos diários já são suficientes para melhorar e muito o seu organismo através de todos esses benefícios da leitura que citamos. Até a próxima!