Vestibulinho Etec pode ser a sa[ida para você conseguir entrar num curso de qualificação profissional e conseguir um bom emprego!

No mundo atual, quem não consegue entrar em uma boa faculdade ou em um curso técnico de qualidade, acaba tendo poucas chances no mercado de trabalho. Já ate falamos aqui sobre alguns programas educacionais como o educa mais brasil ou pronatec.Pensando em mudar esse panorama, as ETEC’s acolhem hoje mais de 210 mil estudantes, que cursam o ensino técnico e médio, oferecendo 139 cursos em vários setores.A sigla ETEC significa Escola Técnica Estadual, que são sustentadas pelo governo do estado de São Paulo associada com o Centro Paula Souza (CPS).   

O Vestibulinho ETEC é oferecido em todo o estado de São Paulo, que disponibiliza cursos técnicos e ensino médio de alta qualidade.Ele proporciona aquisição a cursos e a ensino médio de forma gratuita.  

Vestibulinho ETEC – Como funciona?  

vestibulinho etec


As ETEC’s são associadas com a secretaria de educação e prefeituras municipais. O procedimento de seleção para quem quer estudar em uma das várias unidades é simples.   

Para conquistar uma vaga, é necessário se candidatar ao Vestibulinho ETEC.   

Porém, as escolas técnicas estaduais contam com o sistema de pontuação acrescida, ou seja, para aqueles alunos que cursaram em escola pública o ensino fundamental de forma integral, obtêm 10% de bônus em cima da nota.   

Esse benefício também é estendido para os afrodescendentes. Eles obtêm 3% de bônus em cima da nota.   

A procura por uma vaga nas ETEC’s se dá pela garantia na qualidade de ensino.   

Se você cursa a primeira série do ensino médio, ou do ensino técnico integrado ao ensino médio oferecido pelo programa vencer ou pelo EJA (Educação de Jovens e Adultos), ou o técnico integrado ao ensino médio, você vai precisar do certificado de conclusão do ensino médio.  

Alguns cursos são oferecidos para alunos com idade a partir dos 18 anos.   

Dependendo da categoria, há outras formas que poderá tentar um encaixe como por exemplo, curso de especialização ou através do Acesso as Vagas Remanescentes.  

Como Se Inscrever?

Para se inscrever, é necessário se cadastrar no site da instituição, preencher o formulário online e responder a um questionário. É necessário estar com o número do CPF do candidato em mãos. As inscrições ficam abertas até as 15h do dia 12 de maio.

Em 6 de junho serão divulgados os locais do exame. Como a seleção para todas as unidades será realizada nos mesmos dia e horário, o candidato deverá optar por apenas uma Etec na hora da inscrição.

Para os cursos de Técnico em Administração, Cozinha, Logística e Edificações Integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA (Jovens e Adultos), o candidato deverá ter completado 18 anos antes de 31/07/2017.

É necessário ter alguns pré requisitos

Se você está na:

  • 1ª série do Ensino Médio;
  • 1ª série do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio;
  • 1ª série do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio do Programa Vence;
  • 1º módulo do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Você deverá:

  • Possuir o certificado de conclusão do ensino fundamental;
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos (somente nos Cursos de Técnico em Administração, Cozinha, Logística e Edificações Integrado ao Ensino Médio na modalidade EJA).

A aprovação é divulgada por meio do site, um mês após o Vestibulinho ETEC.