Aproveite essa ultima chance de estudar! Conheça as vagas remanescentes do Fies e veja como se inscrever

O governo reabriu hoje dia 20 de março de 2018, as vagas remanescentes do FIES 2018, para quem ainda não conseguiu seu financiamento e quer estudar esse semestre. Aprenda como tudo funciona.Sabemos que hoje o fies é um programa pra la de importante, uma vez que fazer uma faculdade particular custa dinheiro e nem todo mundo é rico ou ganhou na lotomania.

O que é o FIES?

vagas-remanescenetes-do-fies

indo direto ao assunto, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa, também do Ministério da Educação, que financia a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições particulares. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nas avaliações do MEC.

No ano de 2010, o Fies passou a operar em fluxo contínuo, ou seja, o estudante pode solicitar o financiamento em qualquer período do ano, de acordo com a sua necessidade. As inscrições são feitas pelo Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), disponível para acesso no site do próprio Fies. Estudantes que têm o nome restrito também podem solicitar o financiamento. Com novas regras válidas a partir de 2013, não há mais necessidade de apresentar atestado de idoneidade cadastral e nem fiador.


Vagas remanescenetes do Fies – do que se trata?

Vagas remanescentes são aquelas não preenchidas após a primeira chamada e a lista de espera do FIES. Os motivos para isso são vários: o candidato pré-selecionado desistiu, mudou de curso, foi para outra faculdade, resolveu esperar pelo próximo Sisu ou ProUni, não apresentou a documentação exigida, etc.

Calendário das vagas remanescenetes do FIES

Após o registro no FiesSeleção, o candidato deverá concluir a inscrição no Sistema Informatizado do Fies (Sisfies) nos dois dias úteis subsequentes. As inscrições serão realizadas observando os seguintes períodos:

De 20 a 24 de março

Não graduados inscritos no processo seletivo regular do Fies.

De 22 a 24 de março 

Graduados inscritos no processo seletivo regular do Fies.

De 25 a 31 de março 

Não graduados para curso de IES em que não estão matriculados.

De 27 a 31 de março 

Graduados para curso de IES em que não estão matriculado.

De 25 de março a 22 de maio

Não graduados para curso de IES em que estão matriculado.

De 27 de março a 22 de maio

Graduados para curso de IES em que estão matriculados.

Como se inscrever?

Só pode concorrer a uma vaga remanescente do FIES o candidato que cumpre os seguintes requisitos:

  • Ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2010, com desempenho mínimo de 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação.
  • Ter renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa.

Quem se inscreveu e não passou na primeira edição do FIES também pode participar da seleção para vagas remanescentes. O critério de seleção é o mesmo do processo regular: leva a vaga quem tiver as maiores nota no Enem.

Conclusão

Não percam os prazos pessoal!

As inscrições acabam em breve!

Recomendados para você: