Você já imaginou como seria cursar medicina em uma das universidades de medicina mais prestigiadas do  mundo e sem precisar pagar um centavo por isso? É o que acontece com aqueles aprovados na UBA Argentina.

Criada em 1821 na cidade de Buenos Aires, capital argentina, a Universidade Buenos Aires (UBA) Argentina é reconhecida pela qualidade de seu curso de medicina, considerado o terceiro melhor da América do Sul. Ao contrário de outras universidades que oferecem o curso, a UBA Argentina não cobra pelo curso oferecido, o que atrai milhares de pessoas, vindas de diversos países do mundo. Veja tudo o que precisa saber para ser um dos alunos dessa prestigiada universidade.

Como ser aprovado na faculdade UBA ARGENTINA

Outro ponto que difere a UBA Argentina das universidades brasileiras, como a USP, é que para ingressar em seu curso de medicina não é necessário realizar o vestibular. Os alunos são selecionados por meio do CBC, o Ciclo Básico Comum.

uba argentina

O CBC é um curso de ingresso aplicado aos interessados em cursar medicina na universidade, e tem duração de um a três meses. O Ciclo Básico Comum não é padronizado, e pode ser adaptado por cada uma das universidades argentinas, de acordo com suas necessidades e a de seus alunos.

Estrangeiros

Para os brasileiros e outros estrangeiros que desejarem estudar na instituição é necessário, inicialmente, covalidar todos os documentos escolares de seu país de origem, para que sejam aceitos pela instituição argentina.


Esse processo pode ser feito por conta própria ou com a ajuda de uma empresa especializada em guiar procedimentos como este.

Como cursar o CBC

Depois de feita a matrícula no CBC, os alunos, estrangeiros e argentinos, devem começar a frequentar as aulas.

Nesta etapa, os estudantes têm duas opções: frequentar as aulas presencialmente ou à distância, em uma modalidade chamada UBAXXI. Nesse modo de estudos, os alunos utilizam uma plataforma online onde tem contato com o professor via internet e todos os materiais de leitura para concluir o curso.

Caso seja necessário, os alunos podem utilizar as aulas presenciais, não obrigatórias, para esclarecer dúvidas que venham a ter, seja do material de estudo, das aulas ou do próprio curso.

Já para realizar as provas aplicadas no CBC, é necessário que o aluno vá até a instituição. Não há a opção de fazer essas avaliações de forma virtual.

Quando as inscrições para o CBC são abertas

As pessoas que desejam estudar medicina na UBA Argentina precisam ficar atentas ao calendário de abertura de inscrições para o CBC.

Para a modalidade presencial, o curso começa a receber inscrições em duas etapas. Em outubro, as matrículas são para os estudantes que começarão as aulas em março do ano seguinte.

Já para os que desejam começar os estudos em agosto do mesmo ano, a inscrição no CBC começa em junho.

Seja na modalidade presencial ou online, é importante que os estudantes estrangeiros preparem todos os seus documentos, para não ter surpresas desagradáveis ao final do curso, com certidões recusadas no ato da matrícula.

Gostaram das informações? Sugestões e dicas podem ser deixadas nos comentários!

Recomendados para você: