Tecnologia na educação: ferramentas gratuitas para professores!

Veja como a pandemia mudou o cenario educacional e aumentou a participação da Tecnologia na educação. Conheça algumas ferramentas gratuitas para professores

Atualmente, todo o conteúdo de que precisamos está de graça na internet.  As instituições educacionais precisam ser o espaço para que alunos confrontem pensamentos, criem empatia e aprendam a fazer escolhas.


Diante de um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, mais do que formar profissionais com conceitos que podem rapidamente se tornar obsoletos, as instituições precisam oferecer uma gama de oportunidades e ajudar seus alunos a desenvolver capacidades comportamentais.  É por isso que vamos analisar como a tecnologia na educação cresceu nessa pandemia e tambem ferramentas que os professores podem utilizar

Pandemia fez crescer o uso da Tecnologia na educação

Tecnologia na educação

Secretarias e órgãos da administração pública estadual e municipal que tiveram avanços nas compras públicas de tecnologias educacionais nos últimos anos só alcançaram tais feitos por construírem um cenário institucional onde existiam, concomitantemente, três fatores”, aponta Thalles Gomes, coordenador jurídico e de parcerias públicas do CIEB .


Professores precisaram se reinventar e aprender como lidar com o EAd e novas ferramentas tecnologicas

Ferramentas gratuitas para professores

Miro

Ferramenta excelente para elaboração de mapas conceituais e que pode ser de grande ajuda para os professores. Além de auxiliar para fazer mapas mentais e outros recursos visuais que auxiliam no aprendizado.Ele tambem possui dashboards e outras ferramentas bem legais.

Google Academico

O google academico possui varias ferramentas que tem artigos publicados e muito material  de pesquisa cientifica exibido de forma gratuita

Google Classroom

Falando no google, outra ferramenta interessante. Qualquer um pode usar o Google Classroom para criar uma sala de aula virtual. Se você tem um projeto educacional e quer uma forma de reunir seus alunos em uma plataforma digital, o Google tem uma ferramenta para professores que pode ajudar. Qualquer pessoa com uma conta pessoal do Google pode criar uma sala de aula na plataforma Classroom.

O Google Classroom é bem simples: você cria uma sala de aula, adiciona seus alunos por email, e elabora tarefas para eles. É possível anexar links e arquivos relevantes, e adicionar uma data de conclusão — dessa forma, a tarefa entra na agenda compartilhada da sala. Então, o aluno anexa o trabalho pronto e envia para o professor.

O professor também pode publicar um aviso aos alunos, ou fazer uma pergunta (dissertativa ou de múltipla escolha). Nada disso requer um app adicional, pois o Classroom funciona na web e é totalmente grátis.

Evernote

O Evernote é um aplicativo que possibilita ao professor escrever e fazer anotações digitais. Pode ser usado em reuniões com seus colegas de profissão, durante as aulas ou em casa, para ajudar no planejamento da próxima lição. Tudo o que é escrito fica sincronizado na nuvem, de maneira permanente e segura, e você pode acessar os dados a partir de qualquer dispositivo.

Fotos, vídeos e conteúdos da internet também são facilmente adicionados às suas anotações.

Considerações finais

Bom pessoal, esperamos que as informações tenham sido úteis e que consigam com sucesso

Por fim ja falamos em outro artigo sobre o jogo aviator betano, leia e fique por dentro!

Sugestões e dicas de novos artigos podem deixar nos comentários