Descubra como funciona as aulas do supletivo à distância e veja como fazer a sua matrícula.

Realizar um curso supletivo à distância é uma alternativa para as pessoas que buscam retomar seus estudos e assim obter o seu certificado do Ensino Básico. Por meio da certificação do supletivo à distância a pessoa pode dar continuidade aos cursos, tais como técnicos e universitários, além de poder prestar concurso público para cargos melhores.

Atualmente, o Ministério da Educação do Brasil conta com dois tipos de supletivos à distância. São eles:

  1. Supletivo Ensino Fundamental: Para poder realizar este supletivo, a pessoa deve ter estudado até a quarta série. Portanto, o supletivo do Ensino Fundamental tem início na quinta série (ou no sexto ano, de acordo com o modelo atual de ensino).
  2. Supletivo Ensino Médio: Ensino que voltado do primeiro ao terceiro ano.

Quem pode realizar o Supletivo à Distância?

O curso supletivo, seja presencial ou à distância é direcionado apenas às pessoas que não puderam concluir a Educação Básica durante a idade certa. Isso significa que estudantes que estão com a idade escolar correta não podem o supletivo, com o objetivo de “acelerar os estudos”.

Em outras palavras, o supletivo conta com uma faixa etária mínima para poder participar. De acordo com o MEC, a idade mínima para cursar o supletivo à distância do Ensino Fundamental é de 15 anos, enquanto que o supletivo do Ensino Médio é de 18 anos completos.


Quais as vantagens do Supletivo à Distância?

Um dos principais pontos positivos do curso supletivo à distância é a conclusão do curso de forma mais rápida que o Supletivo Presencial. Isso porque o aluno pode estudar de acordo com o seu tempo livre e quando bem entender.

Com bastante dedicação, é possível finalizar o supletivo à distância em pouco tempo.

A duração do supletivo fundamental é de seis meses por série e 24 meses as quatro séries. Já o supletivo do Ensino Médio a duração por série é de também seis meses e 18 meses as três séries.

Como o Supletivo à Distância pode ser feito?

O supletivo à distância pode ser feito de duas maneiras: Por correspondência e através da internet. No primeiro caso, o aluno realiza a sua matrícula via correspondência e recebe o material de estudo em sua casa.

Já no caso de supletivo à distância, a inscrição via internet ocorre em diversos sites privados e gratuitos. A escolha depende do aluno e do lugar onde ele quer estudar. Uma das opções é no Instituto Universal Brasileiro. Após a matrícula, o estudante terá acesso a uma senha de acesso às aulas e atividades do portal.

Vale ressaltar que em ambos os casos, as provas finais do supletivo à distância são sempre feitas presencialmente, em alguma sede ou polo de escola para poder receber o seu diploma.

A respeito do método das aulas, cada instituição de ensino possui o seu modelo de aula. Ou seja, não há um padrão definido para os cursos supletivos à distância.

 

Recomendados para você: