Conheça tudo sobre as vagas do sisu 2019 segundo semestre e como garantir a sua inscrição

No mundo atual, as pessoas estão cada vez mais interessadas em melhorar seu curriculo e estudar para conseguir uma vaga no mercado de trabalho.O Governo Federal disponibiliza uma série de programas que ajudam as pessoas a ingressar na faculdade com descontos especiais e às vezes até sem custo algum.Um desses programas é o sisu, que está abrindo vagas. No artigo de hoje vamos falar tudo sobre o sisu2019 segiundo semsstre e como ele pode ajudar sua carreira estudantil.

O que é o Sisu 2019?

O Sisu é uma plataforma interativa em que é possível escolher entre cursos de graduação de instituições públicas do Brasil inteiro. A inscrição é realizada por em uma única etapa, totalmente online e sem custo.

sisu 2019 segundo semestre vagas

O processo seletivo ocorre duas vezes ao ano, antes do início de cada período letivo. Em média, são disponibilizados três dias para que os candidatos possam escolher os cursos aos quais desejam se candidatar.

A cada dia da etapa de inscrições são liberadas notas de corte para os cursos participantes. Por meio destas os candidatos podem se orientar, vendo se estariam entre os selecionados para aquele curso com a nota obtida no Enem. Caso sua nota seja inferior à nota de corte, é permitido trocar de curso durante todo o período de inscrição.

Encerrado o processo, são liberadas as listas de candidatos selecionados, que deverão efetuar matrícula na instituição em que foi aceito.

Como consultar as vagas do sisu 2019 segundo semestre

A consulta de vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/2 foi liberada nesta quinta-feira, 23 de maio. Os candidatos poderão se inscrever de 4 a 7 de junho, gratuitamente, com as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018

Consulte as vagas do SiSU


Veja o edital do SiSU 2019/2

Os candidatos podem consultar as vagas disponíveis e as instituições participantes do SiSU 2019/2. Até o momento, 54.837 vagas de 74 instituições de ensino superior estão confirmadas. O número pode aumentar até o final de maio. No SiSU 2018/2, foram oferecidas 57.271 vagas.

sisu 2019 segundo semestre vagas

Como o estudante define sua escolha?

Conforme Edital do Sisu 2019-2, ao se inscrever no processo seletivo do Sisu, o CANDIDATO deverá especificar:

I – em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno; e

II – a modalidade de concorrência, podendo optar por concorrer:
a) às vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, observada a regulamentação em vigor;

b) às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição no Termo de Adesão ao Sisu; ou

c) às vagas destinadas à ampla concorrência.

O interessado poderá se escolher até duas opções de vaga, devendo especificar, em ordem de preferência; os tipos de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência.

E o prouni?

Já as inscrições do Prouni do segundo semestre acontecem após o resultado do Sisu, entre os dias 11 e 14 de junho.

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que as dicas sejam úteis e que consigam se inscrever para o sisu 2019 segundo semestre com sucesso. Já falamos aqui em outro artigo sobre o programa educa mais brasil que também é bem interessante, sugiro a leitura do artigo.

Dicas e sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários