O seguro desemprego web é um benefício muito útil para os trabalhadores que, repentinamente, se vêem sem sua principal fonte de renda.

Concedido aos funcionários de empresas da iniciativa privada, que trabalhavam com carteira assinada por um determinado período, ele é pago mensalmente, e funciona como uma espécie de auxílio enquanto o emprego novo não vem.

Para tornar mais simples a vida dos trabalhadores que precisam sacar o seguro desemprego, o Ministério do Trabalho e Emprego, órgão que rege as regras das relações trabalhistas de todo o país, elaborou uma tecnologia via internet que permite àqueles que se encaixam nos requisitos pedir o seguro desemprego online: é o seguro desemprego web.

O que é o seguro desemprego web?

O seguro desemprego web é uma ferramenta eletrônica onde o trabalhador poderá dar entrada em seu pedido sem sair de casa. Essa solicitação é feita pelo site do Ministério do Trabalho e Emprego, no endereço mte.gov.br.

seguro desemprego web

Dentro deste site, o interessado deve acessar a aba “sistema SAA”, de sistema de atendimento agendado. Em seguida, é preciso informar o tipo de solicitação (aqui deve-se informar entrada no seguro desemprego) e dizer a localidade onde o benefício está sendo requerido.

Essa última informação é muito importante porque, embora o processo se inicie via internet, a conclusão do pedido de recebimento do seguro desemprego acontece presencialmente.

Mas não é necessário ter medo ou ficar preocupado de que o endereço vá lhe mandar para destinos muito distantes.


O próprio site oferece uma lista com postos do Ministério do Trabalho existentes em sua cidade. Basta selecionar aquele que estiver mais próximo de sua residência.

A última etapa realizada online, neste início de solicitação, pede que você escolha um dia e horário mais convenientes para o seu atendimento.

Aqui, vale destacar que as sugestões de datas e horários são informados pelo site, então você não corre o risco de selecionar um período e descobrir, na etapa presencial, que não será possível receber atendimento porque o horário já foi preenchido por outro.

Como funciona?

Além de ajudar o trabalhador a agendar o melhor dia e horário para que dê entrada em seu seguro desemprego e informar o posto de atendimento que fique mais próximo de sua residência, o seguro desemprego web informa também a relação de documentos que deve ser apresentada.

Quando o trabalhador comparecer a um posto do Ministério do Trabalho deve estar munido de sua carteira de trabalho, carteira de identificação oficial com foto (o RG ou a carteira de habilitação são aceitos) e o contrato de trabalho, já homologado.

Depois de solicitado o benefício, o portal permite também que o beneficiado consulte o dia e valor de seu benefício. Assim, ele não precisará sair de casa todos os meses e ir até uma agência da Caixa Econômica Federal apenas para saber se o seguro desemprego já caiu ou não.

O seguro desemprego web é muito fácil e nasceu exatamente para tornar a rotina dos trabalhadores que sofrem com a perda do emprego mais fácil e menos traumática.

 

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