O Prouni 2020 (programa universidade para todos) é uma iniciativa do Governo Federal, em parceira com várias Instituições de ensino de todo o Brasil, que tem como principal objetivo melhorar o acesso do aluno de escola pública ou particular em condição de bolsista.

Desta forma, estes alunos, que antes tinham grandes dificuldades de acessarem as Universidades públicas, devido a grande concorrência e as Universidades particulares, devido aos altos valores de mensalidades e outros custos, podem finalmente buscar no Ensino Superior o crescimento profissional necessário para melhorarem de vida.

Vamos oferecer todas as informações necessárias para que você possa inscrever-se no Prouni, além de passar todas as informações necessárias para que você possa usufruir deste benefício, além de datas e outras informações importantes.

Quem pode concorrer às vagas do Prouni?

prouni 2020

Para candidatar-se ao Prouni, você precisa atender determinados pré-requisitos indispensáveis:

  • Ser egresso de escola pública ou particular como bolsista integral.
  • Ter feito O ENEM (exame nacional do ensino médio) do ano anterior (a nota do exame é o critério de avaliação para as vagas do Prouni). Além disso, é fundamental que o candidato tenha feito ao menos 450 pontos no exame e tenha tirado acima de zero na redação.
  • Ter renda per capita familiar máxima de três salários mínimos.

Atendendo todos estes pré-requisitos, é importante cumprir todas as fases do processo de inscrição, que explicaremos a seguir.

Como se inscrever no Prouni ?

  • No período estabelecido, acesse o site oficial do programa, clicando aqui;
  • Após o carregamento, selecione a opção de ‘Inscrições’;
  • Preencha corretamente os campos solicitados com todos os seus dados;
  • Responda todas as perguntas do questionário de avaliação pessoal;
  • Selecione as opções dos cursos que você deseja;
  • Encerre confirmando sua inscrição.

Tipos de bolsas PROUNI 2020

Assim como já mencionamos anteriormente, o novo PROUNI 2020 concede bolsas aos estudantes para que os mesmos possam ingressar em uma instituição do ensino superior privado.

Essas bolsas são divididas em:


  • Bolsa integral (100%) – Para estudantes que possuam renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
  • Bolsa parcial (50%) – Destinadas à estudantes que possuam renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Quais os benefícios e como candidatar-se ao Prouni?

Antes de fazer sua inscrição no Prouni, é importante que você tenha em mente que nem todos têm direito à bolsa Integral dentro do projeto. As bolsas Integrais são concedidas apenas aos alunos que se qualificarem e tiver renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Pessoas acima desta média têm direito à apenas 50% de bolsa dentro das instituições particulares.Para conseguir efetuar sua inscrição no Prouni, você precisará do seu número do ENEM e de sua senha, que podem ser conseguidos diretamente pelo site do exame, caso você tenha esquecido.

prouni 2020 inscricoes

Com estes dados inseridos, você pode demonstrar seu interesse por até duas vagas em cursos e instituições participantes, lembrando sempre que as opções estarão disponíveis no sistema. Algo que confunde muitas pessoas é a nota de corte oferecida pelo sistema no momento da escolha de um dos cursos. O sistema não faz um cálculo em tempo real para garantir sua entrada, ele apenas analisa as suas possibilidades de conseguir ou não aquela vaga. Esta nota é uma aproximação e não representa nada mais além disso.

Os cotistas têm a possibilidades de concorrer às vagas dentro de cada uma das ações de inclusão, lembrando que a opção deve estar devidamente assinalada também dentro da inscrição do ENEM, para evitar qualquer tipo de conflito de informação que possa prejudicar sua aceitação.

A renda familiar deve ser calculada de acordo com a quantidade de pessoas qu8e moram na casa, que são atendidas pela renda total gerada e todos os rendimentos das pessoas dentro da casa contam, inclusive apoios de programas sociais como o Bolsa Família.

Resultados e Procedimentos.

Todos os anos, assim como outros programas, as inscrições do PROUNI ocorrem no primeiro mês. No momento essas datas ainda não foram divulgadas, mas você pode está conferindo abaixo, as mais recentes. Assim você terá uma base para a próxima edição.

  • Início das inscrições: 29 de janeiro de 2019;
  • Encerramento das inscrições: 2 de fevereiro de 2019

Surgindo qualquer novidade sobre o PROUNI 2020, estaremos mantendo você atualizado com essas informações.

Com todas estas informações, você com certeza conseguirá fazer sua inscrição no Prouni e alcançará seus objetivos!