Corte de verbas, boatos, afinal, o pronatec acabou no governo bolsonaro? Explicamos tudo que está rolando aqui!

Na recente troca de presidente que ocorreu, muitas coisas mudaram, e uma delas, é que vimos notícias e boatos a todos instante dando conta de que o programa pronatec acabou, junto com o FIEs e outros. Tal fato gerou muita preocupação para quem precisa desses programas para estudar, mas no artigo de hoje, vamos explicar tudo que está ocorrendo. Vamos falar sobre o programa Pronatec primeiramente, para quem nem sabe do que se trata, acompanhe conosco.

O que é o Pronatec?

pronatec acabou

O Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego tem como objetivo oferecer cursos de Educação Profissional e Tecnológica para a população brasileira, oferecendo vagas em cursos de qualificação gratuitos e de qualidade para trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social, com direito a auxílio alimentação, auxílio transporte e material escolar.


Criado no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Pronatec tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos. Os destaques do Pronatec são:

  • a criação da Bolsa-Formação;
  • a criação do FIES Técnico;
  • a consolidação da Rede e-Tec Brasil;
  • o fomento às redes estaduais de EPT por intermédio do Brasil Profissionalizado;
  • a expansão da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica (EPT).

O pronatec acabou?

O Pronatec, criado em 2011 para estimular o ensino técnico no país, virou um fiasco: os constantes atrasos nos repasses de verba por parte do governo federal e a brusca redução na oferta de vagas afugentaram as escolas. Jari Bolsonaro já criticava o programa na campanha eleitoral e agora deve substituir por outros programas como por exemplo o novos caminhos, que deve surgir em breve.

Conclusão

Bom pessoal, espero que as informações tenham sido úteis e que consigam com sucesso concluir seus estudos em outros programas como por exemplo o programa quero bolsa que é bem interessante, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários.