Pronatec 2023 – Inscrições, cursos e como funciona!

Conheça tudo sobre o programa pronatec 2023, como será o funcionamento, inscrições e tudo sobre ele, veja como estudar.

Com a mudança de governo, muitos programas educacionais, estão em planejamento para retornarem ao que erma antes. Dessa forma, muitas pessoas estão vendo a chance de voltar a estudar ou mesmo continuar os estudos com cursos tecnicos e o EAD. Acompanhe


O que é o pronatec 2023?

Indo direto ao assunto, o Pronatec 2023  é a sigla para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) que foi criado em 2011 para ajudar a população a obter uma qualificação profissional e conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho. Com essa iniciativa, o cidadão pode investir em correr atrás de um bom emprego, ter mais qualidade de vida e agregar valor na sociedade. De acordo com o documento da Lei nº 12.513, o objetivo do pronatec é:

  • melhorar a qualidade do ensino médio da rede pública;
  • Gerar mais oportunidades de qualificação para os trabalhadores;
  • expandir e democratizar os cursos técnicos presenciais ou à distância e etc.

Quem pode participar do pronatec?

Basicamente, pode se inscrever no programa, todo cidadão brasileiro maior de 16 anos que tenha o ensino médio completo, priorizando as pessoas que estudaram o ensino médio na rede pública ou particular como bolsista integral e as que participam de programas de transferência de renda (Bolsa-família, Brasil Carinhoso, Bolsa Verde).


Pronatec 2023 Inscrições – como participar do programa?

Quem deseja ter acesso a todos os cursos técnicos e profissionalizantes de sua cidade. O candidato poderá também procurar a Secretaria de Educação do município e solicitar a relação de cursos e instituições. As principais instituições parceiras do Pronatec são o Sesi e o Senai. Mas também participam outras instituições de ensino do governo e particulares que firmam parceria. 

Se você deseja se inscrever no Pronatec é muito simples:

1- Entre no portal oficial do Pronatec, no endereço http://pronatec.mec.gov.br/ do programa,

2-Clique no botão de “Cursos técnicos para estudantes do Ensino Médio” ou “Cursos de Qualificação para jovens e trabalhadores”.

3-A página em seguida deverá contar com um formulário que permite aos usuários pesquisar vagas disponíveis através do seu estado, município, escolaridade, instituição e turma.

Caso não existam oportunidades para cursos gratuitos, no Pronatec de sua cidade, os cidadãos poderão optar por receber notificações através de e-mail, assim que surgirem novas oportunidades de emprego.

Quais as modalidades de cursos oferecidos?

novo pronatec

Os cursos técnicos do Pronatec possuem 3 modalidades que se dividem em:

  • Cursos técnicos concomitantes: Destinados a estudantes que ainda estão fazendo o ensino médio e desejam começar uma graduação técnica ou profissionalizante. Para se inscrever, o aluno deve entrar em contato com a direção de sua instituição de ensino e demonstrar interesse.
  •  Cursos técnicos integrados: Direcionados para alunos que ainda não ingressaram no ensino médio, mas desejam iniciar um curso técnico. Estudantes da Educação de Jovens e Adultos também podem participar desta modalidade. No caso de alunos do EJA, estes devem contatar a secretaria de educação do estado ou do município.
  • Cursos técnicos subsequentes: Já os estudantes que concluíram o ensino médio e desejam ter uma formação técnica. Essa é a modalidade certa. Para participar, o aluno deverá demonstrar interesse pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). O estudante deverá ter feito alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010.

Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)

O Pronatec também oferece cursos profissionalizantes de curta duração. (Foto: Divulgação)
O Pronatec também oferece cursos profissionalizantes de curta duração. (Foto: Divulgação)

A modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC) oferece cursos de curta duração para qualificar os brasileiros. A ideia é envolver o aluno com o mundo do trabalho e desenvolver as principais potencialidades para atuar em uma determinada profissão.

Os cursos de qualificação do Pronatec representam uma ótima oportunidade para quem deseja aumentar as chances de emprego no mercado de trabalho. Eles também oferecem a possibilidade de aperfeiçoamento profissional em uma determinada área. Rápidos e focados na prática, os cursos FIC duram, em média, 160 horas.

Considerações finais

Bom pessoal, espero que tenham gostado de ficar por dentro de tudo relacionado ao pronatec 2023 ok? Boa sorte nos estudos!

Por fim ja abordamos em outro artigo sobre o portal riovagas que é bem interessante e pode te ajudar a conseguir um bom emprego

Sugestões, usem os comentários