Programa Novos Caminhos: cursos gratuitos, vagas e inscrições - Pronatec Programa Novos Caminhos: cursos gratuitos, vagas e inscrições - Pronatec

Substituto do pronatec, programa novos caminhos tem várias ações para cursos técnicos. Veja como vai funcionar e como se inscrever

Com o Pronatec indo cada vez para um fim, o governo lançou recentemente em outubro, um novo programa de educação técnica, o programa novos caminhos. De acordo com o governo, ele chega para substituir o Pronatec e fazer com que seja incentivado o ensino técnico em nosso país. veja abaixo como esse programa irá funcionar.

Programa Novos Caminhos – como ira funcionar?

programa novos caminhos cursos

indo direto ao assunto, o “programa Novos Caminhos, voltado ao fortalecimento da educação profissional e tecnológica no país. Com o programa, e em conformidade com a meta definida no Plano Plurianual 2020-2023, pretende-se aumentar em 80% (alcançar 3,4 milhões) o total de matrículas em cursos de formação técnica.” As vagas que serão injetadas pelo programa serão destinadas tanto a jovens como a adultos, que estejam cursando o ensino médio ou que estejam fora da escola. Os cursos terão a oferta de vagas articulada pela demanda do mercado de trabalho, já que segundo o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Ariosto Antunes Culau, é necessário que “A educação não pode dar as costas e ignorar as demandas do setor produtivo”, afirmou.

Para quem esse programa é destinado?

“O MEC estabeleceu como público alvo dois grupos: alunos do ensino médio e jovens “nem nem” (que não trabalham, nem estudam). De acordo com informações do último relatório Education at a Glance, da OCDE, em 2017, “das 48,5 milhões de pessoas com idade entre 15 a 29 anos, 23% (11,2 milhões de jovens) não trabalhavam, estudavam ou se qualificavam, contra 21,9% em 2016″.”


Com o projeto, o governo pretende suprir a demanda de vagas que demandam menos qualificação por meio do investimento na formação de alunos via ensino técnico. No trimestre encerrado em agosto, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) registrou 12,6 milhões de desempregados.

Catálogo de cursos

A pasta vai atualizar o catálogo nacional de cursos técnicos, que orienta a oferta em todo o país. O catálogo vigente, segundo o MEC, foi atualizado em 2014, com base no cenário do Brasil em 2013. “[Vamos fazer a] identificação dos conhecimentos e habilidades, das novas profissões, que devem ser incorporadas ao catálogo”, disse o secretário Culau. Para a atualização, o setor produtivo deverá ser procurado para expor a atual demanda.

programa novos caminhos

A pasta pretende também consolidar um novo marco regulatório para a oferta de cursos técnicos por instituições privadas de ensino superior.

Inscrições programa Novos Caminhos 2020

Como tudo foi criado em oito de outubro de 2019, ainda não é possível saber quando as inscrições serão disponibilizadas e onde elas serão feitas. Por isso, se você deseja participar do programa aguarde novas informações sobre as inscrições Programa Novos Caminhos 2020.

O governo pretende fazer esse procedimento igual aos outros programas de educação, onde a inscrição acontece no portal do MEC. Assim que novas informações surgirem atualizaremos!

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que o programa novos caminhos te ajude a alcançar seus opbejtivos, consiga uma vaga de curso e se qualifique.breve voltamos com datas de cursos, inscrições e mais.

Já falamos aqui em outro artigo sobre teste vocacional gratis, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões e dicas podem ser deixadas nos comentários.