Programa Bolsa Universidade pode ser a ajuda que você precisa para fazer uma faculdade e arrebentar no mercado.

Entrar na faculdade não é uma tarefa fácil e conseguir uma bolsa de estudos, que possibilite isso, também. Atualmente, existem algumas maneiras de conseguir uma vaguinha na universidade, sem ter que pagar mensalidade. No entanto, quando pensamos em bolsas de estudos parciais e totais, logo imaginamos o ProUni e o Sisu, para consegui-las.

O que muita gente não sabe é que existe uma alternativa, pouca conhecida, para conseguir uma bolsa de estudos e realizar o sonho de se formar na faculdade: o Programa Bolsa Universidade.

O que é o Programa Bolsa Universidade?

A iniciativa acontece por meio de um convênio estabelecido entre o Governo do Estado de São Paulo e as instituições de ensino superior, como faculdades e universidades do País, através da Secretaria de Estado da Educação.

programa bolsa universidade

Como funciona o Bolsa Universidade?

O estudante que vai ingressar no ensino superior por meio do Programa Bolsa Universidade receberá bolsa integral de estudos, tendo em vista que a Secretaria de Estado da Educação arca com 50% do valor da mensalidade, com pagamento máximo de R$ 500,00, e a instituição de ensino escolhida (que deverá ser conveniada) arca com as demais despesas.

No entanto, durante o período de curso, o estudante atuará como educador universitário em uma das escolas participantes do Programa Escola da Família. O trabalho é realizado fora do período de aula do universitário, ou seja, aos finais de semana.

As atividades realizadas através do Programa Bolsa Família aborda as quatro esferas de atuação escolar: Trabalho, Saúde, Cultura e Esporte.


Além de garantir os conhecimentos de uma determinada área de ensino, o universitário que participa do Programa Bolsa Universidade conta com ensinamentos que auxiliam na formação profissional e responsabilidade social.

Quem pode participar do Programa Bolsa Universidade?

Para ingressar os estudos universitários por meio do Programa Bolsa Universidade, primeiramente, é preciso seguir alguns requisitos exigidos pela Secretaria de Educação. Além de ter concluído o ensino médio em qualquer rede de ensino do país, o interessado precisa:

  • Estar matriculado em uma universidade conveniada do Programa Bolsa Universidade;
  • Não ser bolsista em nenhum outro programa ou financiamento de estudos similar;
  • Ter disponibilidade para atuar como educador universitário em qualquer unidade de escola estadual ou municipal no Programa Escola da Família aos finais de semana;
  • Não ser diplomado em nenhum curso de ensino superior.

Para acessar todas as instituições de ensino superior participantes do Programa Bolsa Universidade clique aqui

Onde me inscrever para o Bolsa Universidade?

O aspirante a estudante universitário que se interessar em participar do Programa precisa acompanhar o cronograma de inscrição e realizar a inscrição. Feito isso, basta ir à área do candidato e colocar o CPF e a senha cadastrada.

Cabe ressaltar que o cadastro só poderá ser efetuado durante o período de inscrição. Para consultar essas e as demais informações sobre o Programa, assim como o período de inscrição, acesse: http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br. Boa sorte na sua jornada como estudante universitário!

Esperamos que as informações tenham sido úteis.

Sugestões e dicas de outros artigos podem deixar nos comentários!

 

Recomendados para você: