Procapacitar Bolsas pode te ajudar a entrar no mercado de trabalho com suas bolsas de estudos e cursos grátis!

O Procapacitar Bolsas é um programa, mantido com recursos privados, que oferece aos estudantes a possibilidade de realizar cursos profissionalizantes em diversas áreas, concedendo aos estudantes bolsas que garantem o custeio de seus estudos.

Dentre os cursos oferecidos pelo programa Procapacitar Bolsas, em parceria com o Ceped, estão moda e costuma, confeitaria, auxiliar em agronegócio, auxiliar contábil, publicidade moderna, auxiliar administrativo, secretariado executivo, recursos humanos, marketing e vendas, atendente de farmácia, saúde bucal, enfermagem do trabalho, segurança do trabalho e eletrônica básica.

O Procapacitar Bolsas disponibiliza, ainda, cursos de idiomas, disciplinas ligadas à área de informática e em disciplinas como gastronomia, medicina veterinária, maquiador, manicure, cabeleireiro e oratória.

Como o Procapacitar funciona?

procapacitar bolsas

O Procacitar Bolsas permite que os interessados escolham os cursos que mais lhe interessam dentre a lista citada acima e monte uma grade de estudos de acordo com seus objetivos profissionais e acadêmicos.

O número de cursos que podem ser realizados simultaneamente é de cinco, de diferentes disciplinas.

Os cursos oferecidos pelo Procapacitar Bolsas são totalmente gratuitos. O único custo que o aluno terá neste programa de ensino será o do envio dos materiais de ensino para sua residência.

Quem pode participar do Procapacitar Bolsas?

A participação no Procapacitar Bolsas é aberta para qualquer pessoa, de ambos os sexos e diferentes níveis de escolaridade. A única exigência feita pelo programa para que a inscrição do interessado seja aceita é de que a pessoa tenha mais de 14 anos no ato da matrícula.


Embora haja a possibilidade de receber os materiais de estudo via correio e a inscrição possa ser feita via internet, para que os cursos sejam realizados é necessário que o interessado resida no estado onde a disciplina para a qual se inscreveu está realizando aulas.

O que acontece com quem realiza um curso do Procacitar Bolsas?

Todos os alunos que realizam um dos cursos oferecidos pelo Procapacitar Bolsas recebem, ao final dos estudos, um certificado que comprova não apenas sua participação no programa como também a conclusão dos estudos, garantindo seu conhecimento em uma determinada área.

Os cursos oferecidos pelo Procapacitar Bolsas são reconhecidos pelas instituições de ensino brasileiras, como o MEC (Ministério da Educação), garantindo validade ao certificado recebido pelos alunos.

pro capacitar

Os estudantes que participam destes cursos podem, ainda, ser encaminhados para que ocupem postos de trabalho para as vagas às quais acabaram de concluir sua capacitação. Esse encaminhamento é feito via Portal do Emprego, do Ministério do Trabalho.

Como faço para me inscrever no Procapacitar Bolsas?

Os interessados em participar de um dos cursos oferecidos pelo Procapacitar Bolsas pode fazer sua inscrição através do site da instituição. Em alguns estados da região sul essa seleção é feita presencialmente. Nos demais, a inscrição ocorre online.

Para os interessados que vão participar via internet, é preciso preencher um formulário informando seus dados pessoais e os cursos que deseja cursar, além de possuir a idade limite para a aprovação no projeto.

As vagas são fechadas de acordo com o preenchimento das turmas. Novas disciplinas costumam ser adicionadas regularmente.

Já falamos aqui tambem sobre o programa google academico, que pode ajudarem trabalhos e pesquisas

Sugestoes de novos artigos podem deixar nos comentários!

Recomendados para você: