As principais profissões na área de aviação


É comum pensarmos em profissões na área de aviação logo vir à mente Piloto e Comissário de bordo quando, na verdade, esse setor é repleto de possibilidades de trabalho, pois a aviação é uma área diversa. 

Por isso, para ajudar você, que sonha em fazer uma carreira em aviação e quer saber quais são suas opções, preparamos esse artigo com algumas das principais profissões na área de aviação. Confira!  

Principais profissões na área de aviação

profissoes aviacao

Instrutor de voo

Para quem não sabe, o instrutor de voo é responsável por ministrar aulas teóricas sobre aviação e, sem dúvida, uma ótima opção para o profissional que busca novas oportunidades no mercado para aproveitar o próprio conhecimento. Porém, para se tornar um instrutor de voo é preciso preencher três pré-requisitos: 

  • ser piloto comercial; 
  • ser maior de idade; 
  • ter 2º grau completo. 

Cumprindo estes 3 requisitos, estará apto a dar aulas em escolas de aviação civil.

Piloto de aviação agrícola

Um setor com grande procura por profissionais capacitados, essa prática desde 1947 já é regulamentada pelo Ministério da Aeronáutica e do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, porém, há pouco interesse por parte dos pilotos. O piloto de aviação agrícola geralmente exerce as seguintes funções:

  • combate a incêndios;
  • emprego de defensivos agrícolas e fertilizantes;
  • distribuição de sementes;
  • controle de vetores (malária, por exemplo);
  • cultivo químico;
  • inspeção de linhas de alta tensão.

Piloto de aviação executiva

A aviação executiva é destinada a atender demandas de voos particulares, realizada por empresas privadas que possuem uma frota de aeronaves, geralmente jatos e turboélices. Esses profissionais, geralmente, são bem remunerados.

Piloto de aviação comercial cargueira

Para se tornar piloto desse segmento, transportando produtos de grandes empresas, pessoas, remédios e até grandes máquinas, é preciso ter inglês avançado, comprovado pelo teste ICAO nível 4, e Jet Training, um curso para pilotos formados, que aborda gerenciamento de cabine e decisões em casos de panes, além das carteiras Pc-Mlte/Ifr.


Piloto de aviação comercial de linha aérea

Esse profissional trabalha em voos domésticos e, se quiser, após um período de experiência, poderá integrar a equipe de pilotos de voos internacionais. As exigências para se tornar um piloto comercial são as mesmas para a aviação comercial cargueira: carteiras Pc-Mlte/Ifr, inglês avançado comprovado pelo teste ICAO nível 4 e Jet Training.

Piloto de aviação de demonstração

Esse profissional é especializado na realização de manobras no ar com aeronaves. Para se tornar um piloto em acrobacia aérea, é preciso ter CPL (Certificado de Piloto Leve) ou CHT (Carteira de Habilitação Técnica) de piloto privado ou comercial, além do CCF (Certificado de Capacidade Física) válido.

Comissário de voo

Comissário de voo, ou Comissário de bordo, é um profissional treinado para cumprir tarefas operacionais relacionadas à segurança e atendimento dos passageiros, preparados, principalmente, para lidarem com a tripulação em situações de emergência.

Para ser Comissário de voo é preciso passar pelo teste exigido e aplicado pela ANAC, ter ao menos 18 anos e o 2º grau completo, ter um mínimo de 1,58m para mulheres e 1,65m para homens.

Comissário de voo, comissário de bordo ou aeromoça são a mesma coisa. Quer saber mais sobre a profissão de aeromoça? Leia o texto do link.

Agente aeroportuário

É o profissional responsável por procedimentos essenciais de um voo, como serviço de check-in, embarque e desembarque de passageiros, além de poder atuar em atendimentos relacionados à venda e reserva de passagens, extravio de bagagem.

Controlador de tráfego aéreo

O controlador de tráfego aéreo é o agente responsável por gerenciar as aeronaves, tanto no espaço aéreo como nas pistas e aeroportos, de modo a evitar acidentes e manter o trânsito de aeronaves ordenado e seguro. Esse profissional está sempre em contato com os pilotos e copilotos de aeronaves, com o objetivo de orientá-los.

Mecânico de aeronaves

O mecânico de aeronaves, geralmente, opera em solo, sendo o profissional responsável pela manutenção e conserto de equipamentos ou sistemas de um avião ou helicóptero, garantindo que operem sem contratempos e de forma segura, para isso, faz verificações de rotina, conserta equipamentos danificados, entre diversas outras funções, garantindo o perfeito funcionamento do maquinário.

Engenheiro Aeronáutico

Esse profissional pode trabalhar com aviões, helicópteros, planadores ou até mesmo foguetes, entre outros tipos de aeronaves, atuando em seu desenvolvimento, aprimoramento e manutenção, tanto em suas estruturas físicas como em seus sistemas de controle. Para exercer essa função, é preciso passar por uma intensa formação teórica e prática, abordando conceitos complexos das ciências aeronáuticas

Conclusão

Enfim, são muitas opções para quem deseja trabalhar na área da aviação, basta escolher a que mais combina com você!

Sugestões de novos artigos deixe nos comentários