Por que estudar a distância em 2023?

Foi-se o tempo em que a única possiblidade de fazer uma graduação ou curso profissionalizante era apenas se dirigindo a uma universidade ou instituição de ensino física, onde ou você ficava horas dentro de um ônibus pelo menos 5 dias por semana, ou precisava deixar a sua família e ir estudar longe de casa. Se você está pensando em ingressar no mercado de trabalho em 2020, é preciso pensar em alguma graduação neste ano. E por que não, estudar a distância? O ensino superior vem ganhando cada vez mais força no Brasil e vantagens, inclusive nas universidades que oferecem uma plataforma virtual. Veja mais detalhes. 

O que é a Educação a Distância? 

A Educação a Distância (EAD), é uma metodologia de ensino que faz busca de proporcionar um aprendizado independente dos alunos, através de vídeos com professores do curso relacionado, chats, fóruns e ambientes para tirar dúvidas. 


estudar a distância

O que ainda preocupa é que apenas 20% da população brasileira faz um curso EAD atualmente, mesmo com todo o acompanhamento didático e preços acessíveis. Apesar disso, ainda supera várias graduações presenciais, como nos casos de alunos que realizam o ENADE, e tem notas inferiores a alunos que estudam em ambientes virtuais. Mais um detalhe positivo para a Educação a Distância. 

Outra vantagem do EAD é a comunicação entre aluno e professor, podendo ser feita através de qualquer espaço com acesso à Internet, até mesmo pelo Smartphone. Também é possível acelerar os processos. Em universidades de graduação presencial, você precisa ficar pelo menos 2 horas por noite para assistir as aulas. Através do ambiente virtual, escolhe o tempo que tiver por dia, podendo estudar os conteúdos durante suas folgas no final de semana. 


Custo-benefício de estudar a distancia  vale a pena?

Sim, essa é outra grande vantagem. Sendo bem mais acessíveis que modalidades presenciais, todo o investimento que seria gasto na infraestrutura e melhorias físicas das instituições, é reduzido e por isso o valor da mensalidade cai por menos da metade. 

O aluno também não precisa se locomover a universidade, como citamos tem a possibilidade de estudar em qualquer espaço com acesso à Internet. Você economiza duas coisas preciosas: seu tempo e dinheiro, além de ter o mesmo ensino de qualidade. 

A qualidades dos cursos também é ótima 

Quando você for fazer a escolha do seu curso online também precisa ter cuidados parecidos como na graduação presencial. Opte por boas instituições, que não estão apenas para receber o seu dinheiro e que você tem certeza que te darão todo o suporte necessário. 

Também pergunte a seus amigos sobre se já conhecem alguma instituição de ensino superior que se destaque pelos seus cursos EAD. É preciso verificar também no site do MEC se a universidade selecionada está registrada no órgão público. 

Praticidade para acessar os conteúdos 

Todo o material que for utilizado fica arquivado no sistema, podendo ser revisto enquanto você está no mesmo período. Antes de prazer as provas, é bom você sempre rever o conteúdo, que está organizado e facilita a sua procura. Também através dos ambientes virtuais os alunos podem fazer reuniões de trabalho com os outros estudantes e debater suas duvidas. Se surgir mais questões, encaminhe aos professores, que irão te responder assim que chegarem o e-mail. 

estudar a distância

As opções de cursos a distância estão evoluindo cada vez mais no Brasil e em todos os estados, assim que tende a ganhar somos todos nós. Pense todas essas dicas que te oferecemos, e verifique se o curso que você deseja fazer está disponível para realizar através de uma plataforma virtual. Obviamente que graduações como medicina não tem essa disponibilidade, mas são inúmeras as opções e preços disponíveis.