Passo a passo: como fazer patchwork em pano de prato?


Seja por hobby ou para ganhar uma grana extra, muitas pessoas estão aprendendo a fazer patchwork. O artesanato em si, é uma atividade extremamente terapêutica e essa atividade é uma forma produtiva de passar o tempo e exercitar sua criatividade e habilidades manuais.

Sem contar que a procura por peças artesanais está ficando cada vez maior, uma vez que muitos consumidores preferem comprar produtos de pequenos produtores, em vez de investir nos itens fabricados por meio de um processo industrial.

Sendo assim, o patchwork se tornou uma excelente oportunidade de renda extra. Neste artigo, você vai entender o que é patchwork e ainda criamos um passo a passo para você começar lindos trabalhos em panos de prato decorativos. Confira!

O que é patchwork?

pathc work pano

O termo “patchwork” vem do inglês e significa “trabalho com retalhos”. Essa técnica surgiu no Egito, há cerca de 3.500 anos, com os retalhos de tecido sendo costurados à mão. Contudo, a partir da revolução industrial, em 1850, e com a invenção da máquina de costura, o patchwork ganhou uma nova forma de ser produzido.

Independentemente de ser produzido à mão ou na máquina de costura, o resultado é encantador e um processo descontraído e que pode ser usado para criar inúmeras peças, como bolsas, capas de almofadas e até mesmo panos de prato. Basicamente, o patchwork é composto por três camadas de tecido:

  • Primeira camada: onde ficam os retalhos de tecido para patchwork, que podem ser algodão ou tricoline;
  • Segunda camada: esta camada é o enchimento, geralmente feito de manta acrílica;
  • Terceira camada: este é o forro e exige um tecido mais estruturado, como percal, jeans ou lona.

Passo a passo: patchwork em pano de prato

O processo de patchwork em pano de prato é um pouco diferente, já que não tem a necessidade de um forro. No entanto, é necessário o uso de um adesivo termocolante para facilitar a sua customização. Este material auxilia o seu trabalho, uma vez que é ativado pelo calor, sendo encontrado em vários formatos, como filme plástico, papel ou em tecido. Então, vamos começar?


Passo 1: reunir todos os materiais

Neste passo a passo, vamos abordar apenas a aplicação do patchwork no pano de prato e seus acabamentos, ok? Portanto, você vai precisar de:

  • Pano de prato;
  • Tecidos estampados à sua escolha que sejam 100% algodão ou tricoline;
  • Termocolante;
  • Termolina leitosa;
  • Pincel fino;
  • Linha de meada ou de crochê;
  • Agulha;
  • Tesoura;
  • Linha para costura;
  • Ferro de passar roupa;
  • Molde para patchwork à sua preferência.

Antes de cortar os retalhos, é importante lavar os tecidos com água e sabão neutro. Depois de secos naturalmente, passe com o ferro antes de cortá-los. Isso ajuda a prevenir que o tecido encolha ou manche após a aplicação no pano de prato.

Passo 2: Molde e termocolante

Com o termocolante em mãos, risque o molde do desenho para patchwork que você pretende aplicar no tecido. Após riscar os moldes, posicione-os no verso do tecido escolhido e cole o termocolante no tecido com o auxílio do ferro de passar.

Passo 3: Recorte e aplicação

Recorte seus desenhos rente ao risco dos moldes que você criou no termocolante. Você já sabe como vai posicionar seu desenho (ou seus desenhos) no pano de prato? Se sim, após recortá-los, posicione-os no local desejado e cole-os com o auxílio do ferro de passar.

Passo 4: Termolina leitosa

Com ajuda do pincel fino, passe a termolina leitosa em toda a borda dos retalhos recortados do patchwork para evitar que desfie.

Passo 5: Bordado

O ponto caseado é a base da aplicação do seu patchwork no pano de prato. Ele oferece um acabamento mais tradicional. Se essa for a sua intenção, é só utilizar a linha de meada com a cor de sua preferência e começar.

Após esses passos, você pode aplicar outros materiais, como sianinha, botões, fazer outros tipos de bordados e deixar seu pano de prato do jeitinho que você quiser. O céu é o limite para a sua criatividade!