Confira o que estudar para a prova do enem 2019(Exame Nacional do Ensino Médio), o que vai cair, dicas e muito mais, clique e aprenda!
Quem está prestes a se formar no ensino médio, pretende tentar uma vaga em uma faculdade estadual ou federal, ou uma bolsa de estudo através do Programa Universidade Para Todos, o Prouni, tem que ficar de olho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
E quando falamos “ficar de olho” queremos dizer, ficar atento com os prazos para inscrição, além das datas e horários para prova, e também ficar atento ao conteúdo que pode cair nas provas em 2017.
Mas como saber o que estudar para a prova do Enem 2019? Cofira algumas dicas logo abaixo:
Enem 2019: o que estudar?
Não se pode dizer ao certo quais serão os conteúdos que cairão na prova do Enem em 2017. Com a reforma do Ensino Médio, na qual foi criado um currículo de matérias bases, pouco se sabe a respeito da influencia que essa nova formulação terá na prova.
Geralmente as provas do Enem são divididas em dois tipos. A Prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias, que envolvem questões da língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol) artes,
Provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias.
Essa prova é elaborada com questões sobre a Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (inglês ou espanhol) Tecnologia da Informação, Arte e Literatura.
Apesar do conteúdo da prova não ser previamente divulgado, se você deseja estar bem preparado para o Enem 2017 deve estudar desde já os seguintes tópicos:
Língua Portuguesa: Gramática da Língua Portuguesa, gêneros Textuais, norma culta, interpretação de textos, variedades linguísticas e regionalismos.
Língua Estrangeira: para as provas de linguagem estrangeira você deve estudar interpretação e tradução de textos no idioma escolhido no momento da inscrição para o Enem 2017, as opções são inglês ou espanhol.
Artes: para a prova de Artes é necessário estudar obra de artes, movimentos artísticos e os artistas.
Prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
O conteúdo aplicado na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias no Enem 2017 abordará questões de História, Filosofia, Geografia, Sociologia e conhecimentos gerais.
História: para as questões de história você deve estudar a história do Brasil, história mundial, diversidades da cultura brasileira, história do povo brasileiro, cultura indígena, principais processos de revolução (nacionais e internacionais) guerras e conflitos.
Geografia: cartografia (descrição e estudos sobre mapas), impacto ambiental (questões sobre o meio-ambiente e assuntos relacionados), geopolítica, mudanças climáticas, economia brasileira, recursos hídricos e questões ambientais atuais.
Provas de Ciências da Natureza e sua tecnologia
O conteúdo dessa prova aborda questões de Química, Física e também de Biologia.
Física: para as questões de física estude as Leis de Física, Termodinâmica, Eletricidade, Eletromagnetismo.
Química: Códigos de química, Transformações químicas, termoquímica e oxidação.
Biologia: organismos com ênfase no ambiente brasileiro, seres vivos e microrganismos, fisiologia, meio ambiente, reino animal e genética.
Prova de Matemática e suas tecnologias
Questões de matemáticas e suas tecnologias que podem cair na prova.
Matemática: para as questões de matemática você deve estudar cálculos simples, aritmética, analise combinatória, progressão geométrica, probabilidade e estatísticas, além de outros temas relacionados ao assunto.
Redação
A redação do Enem é um dos pontos mais importantes da prova. Boa parte da nota. Por se tratar de uma parte da prova de conteúdo dissertativo-argumentativo você deve expressar a tua opinião sobre algum tema que foi previamente escolhido.
O tema da redação é sempre um dos assuntos mais aguardados a cada edição do Enem e no ano de 2019 não será diferente. Por isso fique atento aos assuntos e temas relevantes( relacionados a política nacional, mundial ou qualquer outro assunto que seja relevante para a agenda pública) e treine a sua escrita, tomando cuidado com a gramática e a ortografia, e com o uso da norma culta.
Quer mais informações sobre o Enem 2017? Fique de olho em nosso blog.