Nota do Enem: entenda pra que serve!


Entenda pra que serve a nota do Enem! A prova é elaborada anualmente pelo INEP e aplicada em todo o Brasil. O objetivo é avaliar a qualidade do ensino médio no país, considerando a nota conquistada por cada estudante inscrito no exame.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado em 1998. No entanto, a prova se tornou popular apenas a partir de 2009, quando inúmeras universidades passaram a utilizar o Enem como uma prova de vestibular.Já explicamos aqui em outro artigo, como funciona o fies, mas hoje vamos falar sobre a nota do enem e como ela pode ajudar sua vida profissional.

nota-do-enem-entenda-pra-que-serve

Desde então, muitos egressos do ensino médio contam com a média obtida no exame para ingressar no ensino superior. Nos últimos anos o número de inscritos no Enem em todo o Brasil ultrapassou oito milhões.

Pra que serve a nota do Enem?

Atualmente o Enem é o principal meio de seleção de alunos das universidades públicas, principalmente nas federais.  No entanto, a nota do Enem também pode ser utilizada para ingressar em universidades particulares, conquistar bolsas de estudo e até mesmo para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.

Prouni

O Programa Universidade para Todos – Prouni, visa beneficiar quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular com bolsa de estudo integral. Através dele, esses estudantes podem concorrer às vagas em universidades particulares de todo o Brasil, quanto maior a nota do Enem, maior a chance de ser um dos selecionados pelo Prouni.

Existem dois tipos de bolsa de estudo do Prouni, a integral e a parcial. Com a bolsa integral, o aluno fica isento de pagar a mensalidade do curso escolhido, mas vale lembrar que esse tipo de bolsa só é concedido para quem possui renda familiar per capta de até 1,5 salários mínimos.

Já com a bolsa parcial, o estudante paga apenas metade do valor total da mensalidade, permanecendo assim até a conclusão do curso. Um dos requisitos para esse tipo de bolsa do Prouni é ter renda per capta de até 2,5 salários mínimos.


FIES

O FIES é o programa de financiamento estudantil do governo federal, ou seja, ele possibilita ao estudante um financiamento total ou parcial do curso em que o mesmo está matriculado. A taxa de juros cobrada pelo FIES atualmente, é de 6,5% ao ano. O valor do juro é cobrado a cada três meses e varia entre $100 e $150.

O pagamento do financiamento é obrigatório apenas 18 meses (período de carência) após a conclusão do curso e o prazo para quitar a dívida é sempre três vezes maior que a duração do curso. Por exemplo, um estudante que está matriculado em um curso de cinco anos, terá até 15 anos (contados após o período de carência) para pagar o financiamento.

Para solicitar o FIES é obrigatório ter feito o Enem e conquistado nota igual ou maior que 450 pontos, sem ter zerado a redação. Como o número de financiamentos autorizados pelo governo anualmente, não é suficiente para todos, também é feita uma seleção de beneficiados.

O financiamento é concedido por mérito, sendo assim, os alunos com nota do Enem alta, contam com maior possibilidade de conseguir o FIES.

nota-do-enem-entenda-pra-que-serve-1

SISU

No SISU – Sistema de Seleção Unificado, os estudantes que realizaram o Enem contam com a chance de conquistar uma vaga nas melhores universidades federais do país, basta conseguir nota de valor suficiente para ingressar no curso que deseja.

Vale lembrar que a nota de corte de cada curso varia de acordo com a universidade, o número de inscritos e nota do Enem dos inscritos.

Todos os anos as inscrições para o SISU se iniciam em janeiro, os interessados podem escolher duas opções diferentes de curso. Quando as inscrições terminam, o SISU calcula uma média a partir da nota de todos os inscritos em um mesmo curso e assim estipula uma nota de corte.

Para ter direito a matrícula é necessário que a nota do inscrito no Enem seja maior que a nota de corte do curso escolhido.

SISUTEC

O SISUTEC seleciona estudantes que realizaram da mesma forma que o SISU, no entanto, as vagas ofertadas são apenas para cursos de nível técnico.

As inscrições para o SISUTEC acontecem em qualquer período do ano, sendo mais comum no início de cada semestre, período em que novas turmas são formadas nos centros de ensino técnico. A nota do Enem é imprescindível para conseguir realizar a inscrição no programa.