São muitas as oportunidades de ingresso em instituições públicas e privadas. Clique aqui e conheça como funciona a nota do Enem e o que ela tem a ver com o pronatec!
A nota da prova do Enem permite aos estudantes diversas chances de estudar, com o objetivo de aumentar o grau de escolaridade das pessoas. Você sabia que vários programas (como o Sisu, Prouni, Fies, Pronatec e Ciência sem Fronteiras) utilizam a pontuação na prova em seus processos seletivos e em cada um existe uma forma de realizar essa seleção? Gostaria de saber, mas não sabe isso como funciona para o Pronatec? Siga essa leitura e solucione seu problema!
Desta maneira, ao seguir a leitura abaixo você encontrará as informações para saber como usar a nota do Enem para o ingresso no Pronatec. Saiba como esse processo funciona na hora de aumentar o seu grau de escolaridade, assim como elevar as suas chances de ter uma profissão e estar empregado.
Pronatec- o que é? Para que serve?
O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é uma iniciativa do governo federal lançada para ampliar a oferta de cursos profissionalizantes e técnicos. Os cursos desse programa são gratuitos e não precisa pagar nenhum tipo de taxa de inscrição, matrícula ou mensalidade, basta apenas seguir as orientações e realizar a inscrição.
Como funciona a Nota do Enem?
Para se inscrever nas diversas opções de cursos técnicos oferecidos, é preciso se cadastrar no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Durante a inscrição, o candidato pode escolher até duas opções de cursos técnicos. As vagas são destinadas, principalmente, aos candidatos que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral em instituições privadas.
O que é Sisutec?
Criado pelo Governo Federal, o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) oferece vagas gratuitas de cursos técnicos para candidatos que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O processo seletivo do Sisutec acontece duas vezes ao ano, uma vez a cada semestre, e dá ao candidato a oportunidade de conseguir uma vaga.
Inscrições para o Sisutec 2020
De acordo com as regras, poderá se inscrever no Sisutec 2016 quem fez o Enem 2015 e obteve nota acima de zero na prova de redação, caso não seja o seu caso procuro um dos cursos do pronatec 2016.
Os interessados devem fazer sua inscrição exclusivamente pela internet através do http://sisutec.mec.gov.br/ . Para efetuar essa inscrição, o candidato deve ter o número e a senha do Enem 2015. Caso ele tenha perdido esses dados, será necessário recorrer ao site oficial do Enem para recuperar as informações.
Ao entrar no site, o interessado deve selecionar no máximo dois cursos desejados em ordem de prioridade. Assim que o período de inscrições tenha terminado, o sistema fará a ordenação automática dos candidatos de acordo com o desempenho no Enem e também os critérios de cotas.
Por isso, vale à pena estar em dia com as informações e sempre estar atento as datas do processo seletivo. A oportunidade de estudar e ter uma profissão, além de aumentar as possibilidades de ter um emprego, é também uma chance de realização pessoal e esse pode ser o seu momento!
Para finalizar, destacamos que se houver mais dúvidas e quiser esclarecimentos, deixe aqui seu comentário ou sugestões. Para queme stá sem dinheiro para estudar, já falamos aqui sobre o programa quero bolsa 2020, sugiro a leitura do artigo!