Menos é mais: respondemos as três principais perguntas sobre o armário cápsula

Imagine a cena: você precisa se vestir para sair, abre o guarda-roupa, vê todas as roupas ali dentro e… nada. Nenhuma ideia. 

Quando falamos em roupas femininas, se tem uma situação que toda mulher conhece é aquela sensação de “eu não tenho nada para vestir”, mesmo quando temos um guarda-roupa e gavetas cheios de peças. De primeira, é normal pensar que a solução para esse problema é comprar mais peças, não é mesmo? Afinal, mais peças = mais opções, e o dilema de não ter mais o que vestir estará automaticamente resolvido!


Mas nem sempre funciona assim. Segundo especialistas de moda feminina, o verdadeiro problema não é exatamente a quantidade de peças, e sim, o quanto cada uma dessas peças combinam entre si. Ter muitas peças, inclusive, pode deixar a situação ainda mais complicada, já que o excesso de opções pode deixar o cérebro ainda mais confuso. 

 

Foi baseado nessa situação que, nos últimos anos, um conceito de moda criado nos anos 1970 pela estilista Susie Faux voltou a ganhar popularidade e se tornou uma tendência, principalmente nas redes sociais: o armário cápsula.


 

Mas afinal, o que é armário cápsula? Como montar? Vem com a gente que nós vamos responder as três principais perguntas sobre os armários cápsulas, e te explicar como eles podem ser uma escolha cheia de estilo e que vai simplificar a sua vida. Continue lendo!

 

O que é?

Um armário cápsula é uma seleção limitada e precisa de peças que são estrategicamente pensadas para combinar entre si. Em sua maioria, essas peças são roupas básicas, com cortes e estilos atemporais e versáteis, em cores complementares e que respeitam o seu gosto pessoal, o seu estilo de vida, o seu corpo e a imagem que você deseja passar para o mundo. 

 

Por ser uma seleção totalmente pessoal, não existe uma única lista de peças que precisam fazer parte do armário cápsula — cada pessoa tem a liberdade de analisar e perceber quais são as suas prioridades e preferências e montar o seu próprio esquema a partir dessas observações.

 

Como montar?

Com o conceito definido, chegamos a uma das principais dúvidas sobre o armário cápsula: como montar. E, apesar de a principal intenção ser simplificar o seu dia a dia, o processo de montagem muitas vezes é a parte mais complexa do processo.

 

Vamos começar do começo: antes de fazer qualquer mudança drástica no seu guarda-roupa, analise o que você já tem, quais são as suas peças favoritas, quais são as cores que mais combinam com você, quais são os estilos e modelagens que fazem você se sentir mais confortável, qual é a sua rotina, e qual é a imagem que você deseja passar para o mundo. Anote essas observações, e elas serão o seu principal guia no processo de montagem do armário cápsula.

 

Com esse planejamento, você já pode começar uma das etapas mais importantes: o desapego! Rever tudo o que você já tem, e entender o que não funciona mais para você também é uma parte muito importante do armário cápsula, que ajuda a reduzir a bagunça e os excessos. Tire do seu armário peças que você sente que não combinam mais com você, que não te servem mais, que você comprou e nunca usou, ou que você não usa há anos… Tudo o que não se encaixa no seu planejamento inicial precisa ir embora, para abrir espaço para as novas peças que terão muito mais utilidade no seu guarda-roupa.

 

Não posso mais comprar nada diferente?

Com o planejamento bem delineado, e as peças que não fazem mais parte do seu guarda-roupa já em outros destinos, chega um dos momentos mais legais de todo o processo: as compras! Por causa do planejamento, encontrar as peças certas é muito mais simples, e com o tempo, fica cada vez mais fácil já saber de primeira se uma peça vai dar certo com o resto do seu guarda-roupa.

 

Nesse momento, é importante não ceder à empolgação e comprar com consciência e responsabilidade, deixando as tendências em segundo plano. 

 

Mas isso não significa que você nunca mais pode comprar uma peça que saia do seu planejamento! Se você tem uma ocasião especial, ou acha certa peça um pouco diferente do que você costuma vestir, mas acredita que ainda assim ela funciona com o que você já tem, você pode sim adicioná-la ao seu guarda-roupa. A principal intenção do armário cápsula é facilitar a sua rotina e tirar a frustração do momento de se vestir, mas não de te limitar e privar de adquirir peças que você vai se sentir confortável e confiante ao vestir. 

 

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o armário cápsula? Está pensando em montar o seu, ou já montou e tem mais dicas? Conta tudo aqui nos comentários! E para mais dicas de moda e estilo que vão deixar a sua vida ainda mais simples, confira nossos outros posts.