MedioTec: O Novo Pronatec? Saiba aqui!


Conheça tudo sobre o mediotec, que vem sendo apontado pelo governo como o novo Pronatec, veja como irá funcionar!

O MédioTec é um programa federal que visa aumentar a quantidade de vagas de ensino técnico concomitante ao ensino médio, que é uma das formas mais interessantes de oferecer esse tipo de ensino para os jovens.

De acordo com o comunicado federal, o repasse por meio do Pronatec feito para diversas instituições particulares conveniadas, sistema S (SENAI, SENAC) e institutos federais foi de R$700 milhões, que serão revertidos em cerca de 88 mil bolsas de ensino técnico a ser cursado simultaneamente com o ensino médio.

Além disso, o Médio Tec trará também alterações de possibilidade dentro do ensino médio, que serão relacionadas com diversas opções que o estudante terá para a sua escolha, dando mais liberdade e enfoque para que os estudantes tenham mais qualidade e diferenciais nas suas carreiras futuras.

Vamos explicar mais sobre o Médio Tec, como ele vai funcionar e quais são as informações já disponíveis para que você escolher a sua situação para o ensino médio.

Quais são as informações até então disponíveis sobre o MedioTec?

mediotec temer

De acordo com o comunicado presidencial, o Médio Tec oferecerá em 2017 10 vezes mais vagas do que foram oferecidas em 2016, dando aos alunos envolvidos uma chance muito maior assim que terminarem o ensino médio, já que elas terão, além do ensino médio, o ensino técnico para complementar sua formação e aumentar sua empregabilidade.


Esses cursos deverão ser de carga horária dobrada, com aulas do ensino técnico ocorrendo depois das aulas do ensino médio. Não se sabe se os alunos terão ambos os cursos dentro da mesma instituição em período integral, mas se sem certeza que a possibilidade é muito interessante, especialmente para famílias mais humildes, que teriam mais chances de desenvolver-se de forma especialmente adequada e agradável.

Quais são as outras mudanças que acompanharão o MedioTec?

O Médio Tec é apenas uma das mudanças que estão sendo preparadas para o ensino médio, que será muito mais diferenciado e interessante para os alunos.

Mediotec deve começar em julho/2017
Mediotec deve começar em julho/2017

Na proposta temos, além do Médio Tec, a mudança do ensino médio para uma estrutura mais modular, que estará na mão do aluno decidir quais são as aulas que cursará, oferecendo a chance do aluno se especializar em diversos ramos de conhecimento: linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.

Com todas essas mudanças, o governo federal tenta fazer com que o ensino médio forme nossos jovens mais para a realidade do mercado e desperte o interesse para os ramos do conhecimento mais interessantes para o aluno, o que seria de grande ajuda para que um curso superior se torne ainda mais interessante!

Não perca! Em breve teremos muito mais novidades para você!