Saiba como se inscrever no programa de Jovem Aprendiz Caixa. Através dele, o banco promove a inclusão social, facilita o ingresso de adolescentes no mercado de trabalho e contribui com o crescimento profissional e pessoal de cada um dos participantes.

Para quem começa uma vida profissional, o programa jovem aprendiz caixa pode ser uma boa opção. A Caixa Econômica se compromete em completar seu quadro de funcionário com um percentual de 5 a 15% de adolescentes aprendizes por unidade. Sendo assim, são muitas vagas ofertadas em todos os estados do Brasil e todos os jovens contratados permanecem na empresa durante período de um a dois anos.

 jovem aprendiz caixa

Todos os anos, a Caixa aposta na contratação de aprendizes. (Foto: Divulgação)

Programa Jovem Aprendiz Caixa

O programa de Jovem Aprendiz da Caixa prioriza a contratação de adolescentes menores de idade e que fazem parte de famílias com baixa renda mensal. O objetivo é beneficiar não só com a remuneração, mas também incentivar e preparar o jovem para o mercado de trabalho, através de treinamentos, curso e experiência profissional nos mais diversos setores da empresa.

Conforme a Lei da Aprendizagem, todos os contratados para o cargo não são funcionários efetivos da empresa, portanto, devem assinar um contrato de tempo pré-determinado no momento da admissão. Esse contrato tem duração de 12 ou 24 meses, tempo que é determinado pela duração do curso complementar, que é obrigatório, gratuito e incluso na jornada de trabalho.

Quem pode participar?

Para participar do programa de Jovem Aprendiz da Caixa é preciso ter entre 14 e 16 anos de idade. Além disso, a empresa exige que o adolescente esteja cursando no mínimo o 9º ano do ensino fundamental e tenha renda familiar per capta de até meio salário mínimo.


Durante o processo seletivo outros quesitos também são avaliados, a Caixa, como qualquer outra empresa, busca por jovens comprometidos com as atividades escolares e que estejam dispostos a enfrentar a rotina de trabalho e estudos durante todo o programa. Não é necessário ter experiência.

Benefícios

 jovem aprendiz caixa

O aprendiz recebe um salário mínimo por mês, além de outros benefícios. (Foto Ilustrativa)

Os adolescentes contratados como aprendiz pela Caixa Econômica Federal recebem salário mensal no valor de 1 salário mínimo. É beneficiado com auxílio-alimentação, vale transporte, fundo de garantia de 2% e também contam com direito à férias.

O aprendiz trabalha somente de segunda a sexta-feira, a jornada de trabalho corresponde a trinta horas semanais, onde se inclui o tempo de trabalho e tempo de estudos no curso complementar. O curso é ofertado pelas instituições parceiras do programa de aprendizagem e o aprendiz não custeia com nenhum tipo de mensalidade ou taxa.

Como se inscrever?

A Caixa contrata os aprendizes por meio da seleção realizada pelas entidades parceiras, que estão localizadas em todos os estados do Brasil. O mais popular é o CIEE, responsável por recrutar jovens aprendizes para a Caixa em mais de vinte estados, para concorrer, basta comparecer em uma das unidades do CIEE ou realizar o cadastro online do currículo.

Outras entidades também são autorizadas pela Caixa, entre elas, a Casa de Ismael, o CESAM/DF, a RENAPSI, a Sociedade Eunice Weaver do Maranhão, a Sociedade Caritativa e Humanitária do Mato Grosso do Sul, Movimento República de Emaús, o INATO, o MDCA e o IDES. Elas estão localizadas em diversas cidades e estados, os jovens interessados em concorrer a uma das vagas de aprendiz ofertadas pela Caixa, devem comparecer em uma das unidades, preencher a ficha de inscrição e aguardar o início do processo seletivo.

Gostaram das dicas?

Já falamos aqui também sobre o programa pep que é bem interessante para quem quer trabalhar e ta sem grana, sugiro a leitura.

Sugestões podem deixar nos comentários.