Jovem Aprendiz 2023: como funciona, como inscrever

Você está em busca do primeiro emprego? Então participe de um processo seletivo para Jovem Aprendiz 2018. Várias empresas são adeptas a esse programa, por isso recrutam jovens sem experiência de mercado para trabalhar. Confira!

Para estimular a contratação de jovens pelas empresas, o Governo Federal criou a Lei nº.10.097/2000, também conhecida como Lei da Aprendizagem. Ela determina que, todas as empresas de médio e grande porte, devem reservar de 5% a 15% das suas vagas de emprego para aprendizes.


jovem-aprendiz-2017-como-funciona-como-inscrever-1

Como funciona o Jovem Aprendiz 2018?

O Jovem Aprendiz 2017 funcionará igual aos anos anteriores. Ele oferecerá oportunidades de trabalho para jovens de 14 a 24 anos, especialmente aqueles que estudam em escolas públicas e precisam de uma renda para ajudar a família.

Além de facilitar a inserção no mercado de trabalho, o programa Jovem Aprendiz também estimula a formação profissional básica dos brasileiros. Os aprendizes cumprem uma jornada de trabalho de 4 a 6 horas por dia, além do que participam de um curso de capacitação, responsável por desenvolver competências e habilidades importantes para o mundo do trabalho.


Para se tornar um jovem aprendiz, é necessário se enquadrar nos pré-requisitos do programa. São eles: ter idade entre 14 e 24 anos e estar cursando ou concluindo o Ensino Médio. Vale destacar que, no caso de pessoas com deficiência, não há limite de idade.

O contrato de trabalho do jovem aprendiz tem duração de 11 a 23 meses. Ao longo dessa experiência, o programa assegura salário, férias, décimo terceiro, vale-transporte, vale-refeição, entre outros benefícios.

Principais programas de jovem aprendiz

Veja a seguir informações sobre os programas de aprendizagem profissional mais procurados no Brasil:

Jovem Aprendiz Banco do Brasil

O Banco do Brasil, ao longo da sua história, já foi responsável por contratar mais de 5 mil adolescentes para participar do seu programa de aprendizagem. Os participantes desenvolvem atividades básicas no banco e frequentam as aulas de uma capacitação teórica, na qual aprendem sobre conhecimentos bancários, ética e cidadania.

O programa de aprendizagem BB é focado na contratação de adolescentes, com idade entre 15 anos e 15 anos e 10 meses, de baixa renda, com bom aproveitamento escolar e que estão cursando no mínimo o oitavo ano do ensino fundamental. De acordo com o site Love Mondays, o salário médio é de R$918,00.

jovem-aprendiz-2017-como-funciona-como-inscrever

Jovem Aprendiz Caixa

O programa de aprendizagem da Caixa Econômica Federal tem como objetivo promover a inclusão de adolescentes no mercado de trabalho. O banco assegura remuneração de um salário mínimo, férias, FGTS de 2%, vale-transporte, vale-refeição, entre outros benefícios.

Jovem Aprendiz Correios

Todos os anos, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos abre inscrições para o programa jovem aprendiz. A iniciativa contrata jovens de 14 a 22 anos, matriculados e cursando no mínimo o 9º ano do ensino fundamental. O salário é de R$ 413,33.

Inscrições Jovem Aprendiz 2018

Quem tem interesse em se tornar jovem aprendiz deve procurar uma das instituições parceiras do programa. O Centro de Integração Escola-Empresa (CIEE) e o Ensino Social Profissionalizante (ESPRO) se encarregam de selecionar aprendizes para o universo corporativo.

Acesse os sites das entidades parceiras do programa jovem aprendiz e envie o seu currículo. Os endereços eletrônicos são: www.ciee.org.br e www.espro.org.br. Após a realização da candidatura pela internet, os jovens são convocados para prova escrita e entrevista pessoal.