A importância do conhecimento em Informática Básica na Contabilidade


Com todo o avanço da tecnologia ligado à informação, principalmente no campo da informática, vem mudando os procedimentos nas empresas. 

Dessa forma, independente de seu tamanho, as empresas estão se vendo obrigadas a se adequarem a essa nova realidade. 

Nem mesmo setores como a Contabilidade ficaram de fora de todo esse processo, assim, acabou surgindo um novo perfil do profissional contábil.

E todo profissional que atua nessa área precisa ter conhecimentos em informática básica.

 

Mudanças nos serviços de Contabilidade

informatica basica na contabilidade

Inegavelmente, aconteceram mudanças significativas, nos últimos 30 anos, nos procedimentos contábeis. 

 

Dessa forma, por exemplo, o processo manual de escrituração contábil foi substituído pelo mecânico e, em seguida, pelo eletrônico, a informática. 

 

Outro exemplo está relacionado aos lançamentos no diário e razão, que se tornaram muito mais práticos, sendo feitos de forma simultânea ao utilizar sistemas informatizados. 

 

E até mesmo o lançamento e processamento das informações até a geração dos relatórios, que agora podem ser produzidos pelo sistema. Ou seja, aqueles procedimentos que eram feitos à mão, mecânicos, passaram a ser informatizados.

 

Assim, a informática proporcionou uma nova forma de trabalhar com contabilidade, trazendo melhorias significativas, facilitando todo o trabalho e, assim, claro, trazendo benefícios para os profissionais da área. 

 

Enfim, hoje as empresas já perceberam a necessidade de se abrirem mais à tecnologia e todas as facilidades que ela significa. 

 

Como praticidade, velocidade e segurança, tendo em vista que pelo fato do mundo estar mais dinâmico, ele exige que as decisões sejam tomadas a cada instante e de uma forma mais rápida.



Vantagens de informatizar a Contabilidade:

  • Mais produtividade;
  • Facilidade de acesso às informações da empresa;
  • Facilidade na leitura prévia de relatórios;
  • Melhoria da qualidade dos serviços;
  • Mais estímulo para os profissionais da área;
  • Informações mais seguras.


Esses são só algumas das muitas vantagens em utilizar a informática básica nas empresas, tanto na contabilidade quanto em outras áreas, claro, levando em conta as necessidades operacionais e organizacionais. 

 

Assim, atualmente, a escrituração, que até então era a principal e mais conhecida função do profissional contábil, perdeu sua relevância, já que isso agora é feito por computador, otimizando a capacidade de análise e decisão. 

 

Certamente, toda essa evolução tornou necessária a mudança ao preparar Contadores para esse novo mercado de trabalho, mais tecnológico, complexo e dinâmico.

 

Sem dúvida,  toda essa inovação tecnológica traz importantes mudanças, desde a simplificação dos procedimentos, a melhoria gerencial, a economia de custos, dentre outras otimizações.

 

Com todas essas evoluções, mais do que nunca, o sistema de informação contábil deve ser estruturado. 

 

Visando atender os usuários em todos seus objetivos, oferecendo informações mais precisas,  concisas e, claro, relevantes, permitindo que a empresa saia na frente, ou esteja no mesmo nível das maiores, ganhando competitividade.

 

Onde Fazer um Curso de Informática Básica na Contabilidade

 

Atualmente, com toda essa presença da informática básica em todos os âmbitos, existem muitas opções de cursos online. 

 

Esses cursos preparam profissionais para essa nova realidade, assim como, o curso de informática básica online, de qualidade e gratuito.

 

Oferecido pela plataforma Cursos Rápidos Grátis, que dispensa apresentações, já que é uma das mais reconhecidas no mercado. 

 

Por isso não há desculpas de perder oportunidades de trabalho em um escritório de contabilidade por não ter feito um curso de informática básica.