Golpes no Aplicativo Celular seguro preocupam governo!

Ferramenta mal foi lançada e golpes no aplicativo celular seguro ja preocupam governo. Bandidos enviam links fraudulentos.

Recém-lançado, o aplicativo Celular Seguro do governo já está sendo alvo de golpes, nos quais criminosos enviam links fraudulentos, aparentando serem downloads legítimos, mas, na realidade, constituem um ardil. A seguir, detalharemos como se proteger dessas ameaças. Antes disso, é importante compreender do que se trata esse aplicativo.


O que é o Aplicativo Celular Seguro?

Golpes no Aplicativo Celular seguro preocupam governo!

Em termos diretos, o Celular Seguro é uma aplicação desenvolvida pelo governo para assegurar que os usuários possam bloquear um celular em caso de roubo, impedindo que criminosos acessem informações pessoais e contas bancárias, além de utilizar o dispositivo para efetuar chamadas e outras atividades maliciosas. Ao utilizar esse aplicativo, você pode cadastrar uma pessoa de confiança que terá a capacidade de realizar o bloqueio em situações de roubo, inclusive bloquear aplicativos bancários. Isso garante que, mesmo se o criminoso obtiver acesso ao aparelho, não conseguirá realizar transações financeiras prejudiciais.

 

Golpes no Aplicativo Celular seguro preocupam governo!

No dia de hoje, alguns internautas e cidadãos avisaram ao governo, que estariam recebendo links pedindo que baixassem o novo aplicativo celular seguro do governo. Mas segundo quem clicou, o link nao leva a site nenhum do governo e poderia ser golpe.


O alerta divulgado pelo secretário-executivo do Ministério de Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Cappelli, por meio do antigo Twitter (X), destaca que o governo federal não está enviando links aos cidadãos solicitando o cadastro na plataforma Celular Seguro. Mensagens desse tipo, contendo links fraudulentos, têm sido identificadas e utilizadas por criminosos para perpetrar golpes.

Cabe ressaltar que o cadastro na ferramenta governamental, destinada a bloquear rapidamente o acesso de criminosos a dispositivos roubados, é, na verdade, um processo voluntário. O interessado deve iniciar espontaneamente o procedimento por meio do aplicativo ou do site celularseguro.mj.gov.br.

Não clique em links desconhecidos!

é crucial que os cidadãos evitem clicar em mensagens recebidas por meio de redes sociais, e-mails e aplicativos que os convidem a se cadastrar na referida ferramenta. Em geral, tais links maliciosos têm o potencial de extrair dados pessoais das vítimas, incluindo números e senhas de cartões. Além disso, por meio de engenharia social, os criminosos podem persuadir as pessoas a efetuarem pagamentos de taxas, alegadamente para obterem acesso ao Celular Seguro.

Considerações finais

Bom pessoal, muito cuidado com esses golpes no aplicativo celular seguro ok? Nao clique em nenhum link recebido, apenas baixe o app na loja Android google play ou App Store da apple.

Para quem sabe que o crime nao compensa e estudar é o melhor caminho, leia sobre o educa mais brasil 2024 que pode te ajudar a fazer faculdade com bolsa.

Bom, sugestões podem usar os comentários!