Como funciona o FIES 2023: ENSINAMOS AQUI!

Como funciona o Fies 2023, explicado de forma fácil e prática. O programa criado pelo governo federal facilita o acesso ao ensino superior, com ele o estudante paga a universidade somente após concluir o curso. Veja como se inscrever

O Fundo de Financiamento Estudantil – Fies 2023 , auxilia estudantes de baixa renda a cursarem a graduação em universidades particulares de todo o Brasil. Apesar de ativo a quase 20 anos, o Fies se popularizou apenas a partir de 2010 e já beneficiou mais de 1 milhão de estudantes. Muitas pessoas acham que já sabem como funciona o fies, no entanto, ao longo dos anos o programa passou por inúmeras mudanças e antes de solicitar o benefício é importante conhecer quais são as atuais exigências e condições do Fies após assinar o contrato.


Como funciona o fies 2020
Com o Fies, você faz a faculdade e só paga depois de conquistar o diploma. (Foto: Divulgação)

O que é o Fies?

O Fies é um programa de financiamento estudantil do governo federal, portanto, disponível em todos os estados brasileiros e realizado em parceria com centenas de universidades particulares. Anualmente, após o Fies divulgar o limite de vagas em cada curso, as instituições de ensino são obrigadas a ofertas as vagas do Fies aos alunos matriculado, mas dentro do limite determinado pela administração do programa.

O objetivo é tornar a distribuição de vagas cada vez mais justa e beneficiar principalmente os alunos de cursos que são considerados como prioridade no país, por este motivo, grande parte das vagas cedidas nas universidades pelo Fies são para os cursos da área da saúde, educação e tecnologia. Além disso, é considerada a nota de avaliação do MEC, quanto mais próxima de 5, maior o número de matrículas efetivadas por meio do Fies.

Como funciona o Fies 2023?

As vagas do Fies são limitadas, portanto, o governo estabeleceu algumas regras para que apenas estudantes que realmente não tem condições de pagar as mensalidades sejam beneficiados com o financiamento. Para conseguir o Fies é preciso ter renda bruta familiar de até 2,5 salários mínimos por pessoa e além disso, ter conquistado nota igual ou superior a 450 pontos em cada disciplina do ENEM e não ter zerado a redação.


Como funciona o fies
A taxa de juros cobrada pelo FIES é de 6,5% ao ano. (Foto: Divulgação)

O Fies não dá desconto na mensalidade, nem isenta o aluno participante de juros. O Fies apenas facilita o pagamento das mensalidades, permitindo que o estudante financia de 10% a 100% do valor total do curso. Se o financiamento for parcial, o estudante paga as mensalidades proporcionalmente enquanto realiza o curso e após concluir, tem um prazo de até 18 meses para iniciar o pagamento da parte financiada pelo programa.

No financiamento de 100%, as parcelas também não são pagas durante o curso, apenas uma quantia de até R$150,00 a cada três meses, referente aos juros. As parcelas devem ser pagas somente 18 meses após a conclusão do curso. O valor total a ser pago pode ser dividido em até três vezes a duração do curso, sendo assim, o estudante que concluiu a graduação em 48 meses (quatro anos), poderá pagar o financiamento em até 144 prestações (12 anos).

Inscrições para Fies

As inscrições para o Fies são realizadas através do portal SisFies. Durante o prazo de inscrição estipulado pelo programa, que acontece sempre em janeiro e julho, os interessados devem realizar o cadastro na página e informar alguns dados como a duração do curso, o valor da semestralidade, o nome da universidade, renda familiar, tipo de financiamento, entre outros.

Após essa etapa é necessário aguardar e conferir na página de cadastro se você foi um dos pré-selecionados para solicitar o financiamento. Depois de receber essa informação, o estudante tem que comparecer ao CPSA da universidade em que está matriculado com toda a documentação exigida e comprovar os dados informados no momento da inscrição.

Só então, o estudante é encaminhado para assinar contrato em um dos bancos financiadores, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Vale lembrar que esse contrato deve ser renovado ao final de cada semestre, também através do site SisFies e do setor responsável pelo programa na universidade.Esperamos que tenha ficado bem claro como funciona o fies!

Já falamos aqui também sobre o EJA – educação de jovens e adultos. Sugiro que leia sobre!