Garanta sua vaga em uma faculdade ou curso tecnico com o Fies aditamento, veja como funciona!

Os alunos que não tem condições financeiras de quitar suas mensalidades de cursos de graduação e pós-graduação podem recorrer a programas de financiamento para o pagamento destas despesas.Existem programas privados como o educa mais ou o quero bolsa que até já falamos aqui em outros artigos.

Um dos programas de financiamento estudantil mais famosos e mais procurados pelos universitários brasileiros é o FIES, o Fundo de Financiamento Estudantil. Gerido pela Caixa Econômica Federal, ele já contemplou milhares de universitários que, graças ao programa, conseguiram concluir seus cursos superiores.

Entretanto, para garantir a permanência no FIES e continuar honrando as parcelas de seu curso, que serão pagas após a conclusão dos estudos, os alunos precisam fazer a renovação semestral. Esse é o aditamento, que vamos explicar com mais detalhes abaixo.

O que é o FIES Aditamento

O FIES Aditamento é renovação semestral obrigatória que todos os estudantes que fazem parte do programa devem fazer para continuar a ter acesso ao benefício, e é aplicado ao contrato assinado originalmente.

aditamento fies

Esse aditamento acontece já a partir do primeiro semestre completado depois da assinatura desse contrato, e deve ser feito mesmo quando a renovação da matrícula na faculdade ou universidade é anual.

Em geral, os estudantes que precisam fazer o FIES Aditamento precisam renovar seus contratos no prazo entre 1° de janeiro a 30 de abril, no primeiro semestre, e de 1° de julho a 31 de outubro, para o segundo semestre.  

Como fazer o FIES Aditamento

Para que os integrantes do programa façam o FIES Aditamento é preciso, inicialmente, acessar o site do financiamento, em sisfiesportal.mec.gov e acessar o módulo de aditamento.


Dentro da página, o estudante deve inserir o número de CPF, sua senha para acessar o portal e informar também um código de verificação, exibido na própria página. Caso o aluno não se lembre de sua senha, basta recuperá-la fazendo o procedimento ensinado na página.

Para que o aditamento seja concluído, é preciso que o aluno verifique o valor informado pela instituição de ensino e valide a informação, procedimento deve ser feito em até 10 dias.

Quando os valores informados pela instituição estejam incorretos, o aluno deve rejeitar o acordo e informar sua universidade ou faculdade, para que a informação seja corrigida e o aditamento, com o montante correto, possa ser feito.

Concluindo o processo

fies aditamento

Depois de confirmar o valor da renovação de seu financiamento no FIES Aditamento, o aluno  deve ficar atento ao tipo de aditamento que será feito (a informação será dada pelo próprio sistema): simplificado ou não simplificado.

No caso de aditamentos simplificados, o processo é concluído pela própria faculdade, que fornece ao aluno um comprovante de que sua situação financeira está regularizada.

Porém, quando o aditamento do contrato é definido como não simplificado, o estudante precisará levar a documentação para o banco onde o contrato foi assinado inicialmente, para que o processo do FIES Aditamento seja concluído.

Quando o aditamento é feito na modalidade não simplificada, esse procedimento de renovação deve ser feito com a presença do fiador do contrato e do estudante, para que todas as vias do documento sejam assinados e, assim, a renovação esteja validada.

 

Recomendados para você: