EPI’s em foco: descubra a importância da máscara 3M no ambiente de trabalho


As máscaras estão entre os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) mais importantes e presentes no ambiente de trabalho. Elas desempenham um papel fundamental na preservação da saúde, do bem-estar e da integridade dos trabalhadores. Existem diversos equipamentos, como a máscara 3M, que são eficazes contra a inalação de produtos e partículas tóxicas e ajudam a manter o trabalhador seguro. 

Todavia, nem todo mundo imagina o quanto o uso de EPI’s como esses são cruciais para a sustentação de um ambiente de trabalho sadio e salubre. Pensando nisso, preparamos este texto para que você compreenda melhor a importância desses equipamentos, sobretudo, a máscara. Continue lendo para saber mais!

Qual a principal função das máscaras?

mascaras 3m

Como brevemente abordado acima, as máscaras são dispositivos de proteção que realizam a filtragem de partículas aéreas e invisíveis a olho nu, mas que causam sérios danos à saúde, principalmente ao aparelho respiratório. 

Entre essas substâncias estão:

  • gases;
  • vapores;
  • partículas tóxicas;
  • substâncias químicas no geral;
  • poeira;
  • fumaça.

Ao usar a máscara, o trabalhador fica protegido de todos esses elementos e previne riscos à sua saúde física e qualidade de vida.

Por que as empresas devem se preocupar com isso?

Além do uso do equipamento de segurança ser parte da Norma Regulamentadora número 15 (NR15) da ABNT, que expõe uma série de diretrizes quanto à salubridade dos locais de trabalho, a empresa precisa priorizar o bem-estar do seu funcionário. E para que ele desempenhe seu trabalho corretamente, o uso de EPI’s é totalmente indispensável. 


Além disso, a utilização de equipamentos adequados otimiza o tempo e a qualidade do serviço, melhorando significativamente a produtividade e o domínio do colaborador sobre a função exercida.

Quais profissionais precisam utilizar máscaras?

Diversas profissões exigem o uso de máscaras como parte dos EPI’s. É importante ressaltar que o fornecimento desses equipamentos é sempre de obrigação da empresa. Sendo de responsabilidade do colaborador a limpeza e a conservação deles. A seguir, você confere alguns trabalhadores que utilizam esse item de proteção no dia a dia:

  • Bombeiros;
  • Mineradores;
  • Obreiros;
  • Profissionais da saúde;
  • Trabalhadores industriais;
  • Trabalhadores agrícolas, etc.

As máscaras classificadas como EPIs oferecem proteção contra o coronavírus?

Hoje em dia, por causa da pandemia de coronavírus que se alastrou no primeiro trimestre de 2020, a máscara de tecido se tornou um item básico do dia a dia, mas a utilização de máscaras de outros materiais é sempre motivo de discussão.

Na tentativa de evitar o contato com excreções de pessoas contaminadas com o vírus da COVID-19 e frear a disseminação da doença, muitos têm recorrido a modelos que possam oferecer mais proteção que os de tecido. Diante desse cenário, diversas dúvidas acabam surgindo em torno da eficácia dos EPI’s respiratórios, como a máscara 3M, no combate ao coronavírus. E a boa notícia é que eles funcionam.

Contudo, é de suma importância ressaltar que apenas o modelo PFF2/NP95 demonstrou desempenho satisfatório no impedimento das partículas contaminadas, com filtragem de 95%. Mas para atingir esse efeito, é imprescindível que a máscara não possua válvula. Os modelos com válvula, mesmo da PFF2/NP95, permitem que o ar seja expelido e facilitam a disseminação do vírus, não sendo eficientes para a tarefa.

Portanto, se o seu objetivo for utilizar o EPI como proteção contra o coronavírus, é essencial seguir essas recomendações e continuar cumprindo todas as demais medidas de prevenção, como lavar as mãos com álcool em gel 70 e manter o distanciamento social.

Agora que você já sabe que os EPI’s salvam vidas e que não podem ter sua importância subestimada ou negligenciada em hipótese alguma, que tal conscientizar outras pessoas sobre o uso de máscaras em ambientes de trabalho como os citados aqui?

Sugestões e dicas podem ser deixadas nos comentários!