Ensino Regular – o que é e como funciona?

Entenda sobre como funciona o Ensino Regular e como ele pode te ajudar a crescer profissionalmente!

Nos ultimos anos, com a adoção do EJA, Ensino EAD e outras modalidades de ensino, muitas pessoas acabarams e confundindo com relação a qual o curso de ensino a ser seguido se voce quer o diploma de ensino médio, seja para depois cursar faculdade ou curos tecnico. E no artiho de hoje, vamos tentar explicar essa confusão, falando sobre o ensino regular, do que se trata e como funciona. Acompanhe conosco!


Ensino Regular – do que se trata?

Indo direto ao assunto, o ensino regular é a modalidade do sistema educativo para quem frequenta a escola em idade normal, isto é, dos 3 aos 5 anos na educação pré-escolar, dos 6 aos 14 anos no ensino básico e dos 15 aos 17 anos no ensino secundário. O ingresso neste tipo de ensino no nível secundário implica a escolha de um curso científico-humanístico.

ensino regular

Como forma de padronizar e organizar a educação básica do Brasil – que vai da educação infantil ao ensino médio, foram estabelecidas faixas etárias para cada nível da educação. Uma criança de sete anos, por exemplo, deve estar no segundo ano do ensino fundamental. Ao longo da jornada educacional podem ocorrer alguns atrasos. No entanto, quem já tem 15 anos e ainda não concluiu o ensino fundamental não faz parte do ensino regular, pois a sua faixa etária não corresponde ao padrão. Nesse caso, o estudante deverá recorrer a Educação para Jovens e Adultos (EJA) para finalizar os seus estudos.
Apesar de ter sido criado como uma forma de beneficiar a educação, o conceito causa divergências por tentar padronizar o ensino-aprendizagem e, em muitos casos, prejudicar os estudantes. No caso da EJA, por exemplo, a legislação defende e legitima a modalidade tanto quanto o ensino regular. Contudo, os investimentos, a estrutura e os profissionais sofrem com a falta de valorização devido a categoria ser considerada irregular.

O que significa Escola regular?

A Escola Regular é uma instituição de ensino que recebe alunos de todas as idades e níveis de ensino disponíveis. Ou seja, da Educação básica até o Ensino Superior. A outra forma de ensino é a Educação Especial, que recebe alunos com algum tipo de dificuldade no aprendizado ou deficiência.


Não existe nenhum tipo de preconceito entre a Escola Regular e Educação Especial. Dessa forma, um aluno especial tem vaga garantida na modalidade regular.

Agora você sabe o que é Escola Regular e qual a diferença com o Ensino Especial.

Considerações finais

Bem pessoal, espero que tenham conseguido entender como funciona o ensino regular e como ele te ajuda na vida ok?

Por fim ja falamos em outro post sobre

Sugestões e dicas deixe nos comentários