Saiba como fazer a sua inscrição do Enem. O exame é a principal porta de entrada para o ensino superior gratuito atualmente, além de tornar possível a participação do estudante em programas como o Sisu, o Prouni e o Fies, ele é utilizado como vestibular por diversas universidades particulares e públicas.

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova livre, ou seja, todos podem fazer. Além de ser um vestibular para quem pretende ingressar na faculdade, ele pode ser utilizado para conquistar o diploma do ensino médio, basta atingir a média necessária para obter o documento.

O Enem ajuda muitos brasileiros a ingressar no ensino superior. (Foto Ilustrativa)

O Enem ajuda muitos brasileiros a ingressar no ensino superior. (Foto: Divulgação)

Onde fazer inscrições para Enem?

O Enem conta com muitos participantes anualmente, foram mais de 8 milhões de inscritos em cada uma das últimas 5 edições do exame. Por ser uma prova de responsabilidade do governo federal e de direito de todos que já concluíram ou estão cursando o ensino médio, seja na rede pública ou particular, as inscrições sempre são realizadas pela internet, tudo para garantir que todos os interessados tenham a oportunidade de realizar a avaliação.

Para efetivar a inscrição é cobrada uma taxa, o valor varia a cada ano. No entanto, alunos que estão matriculados no terceiro ano do ensino médio de escolas públicas ou que não têm condições de efetuar o pagamento do valor solicitado, podem fazer o pedido de isenção da taxa. Sendo assim, o Enem torna-se um exame de participação gratuita para os estudantes que cumprem com um desses dois requisitos.

Prazos Enem inscrições

A prova do Enem é aplicada de maneira muito organizada, onde todos os inscritos realizam o exame em local próximo da onde residem e nas salas de prova cada um tem o seu lugar pré-determinado, através de ordem alfabética. A confecção das provas também ocorre em total sigilo, tudo para garantir que nenhum dos participantes seja prejudicado e que o exame seja completamente justo.


Para tudo isso seja possível, a prova do Enem, que é realizado sempre no mês de outubro ou novembro, abre inscrições com muita antecedência, com o prazo iniciando sempre no mês de maio e tendo fim no mês de junho. Durante a inscrição, é necessário informar uma série de dados, como nome completo, instituição em que concluiu ou curso o ensino médio, local preferencial de prova e muito mais.

O MEC ainda não definiu o calendário do Enem. (Foto: Divulgação)

O MEC ainda não definiu o calendário do Enem. (Foto: Divulgação)

Antes das provas serem aplicadas, o Inep divulga os cartões de confirmação de todos os participantes, para consultar, basta acessar a página no instituto e fazer login com nome e senha definidos no momento da inscrição para o Enem. No cartão constam informações muito importantes para realização da prova, como a data, horário, local e sala escolhida para que o aluno faça o Enem.

Sobre o Enem 2016

O Enem 2016 irá se manter no mesmo formato que nas edições anteriores. Será uma prova composta por 180 questões e uma redação e que deve ser aplicada em dois dias, num sábado e num domingo, no período da tarde. No sábado os inscritos respondem a noventa questões sobre ciências humanas e ciências da natureza, já no domingo, a outra metade das questões abordam disciplinas como português, matemática e língua estrangeira. A redação do Enem também é feita no domingo.

Os alunos que realizam o Enem contam com a chance de atingir 1000 pontos como média, que é a nota máxima. Para participar de programas que ofertam vagas e bolsas, como o Sisu e Prouni, é necessário conquistar no mínimo 450 pontos e não ter tirado nota zero na redação. O preparo para as provas deve ocorrer durante todo o ano letivo para que o resultado seja satisfatório.

Recomendados para você: