Não conseguiu terminar os estudos básicos? Não quer voltar a frequentar a rotina cansativa da escola? O Encceja 2019 vai te ajudar! Saiba agora tudo sobre essa prova que automaticamente lhe entrega o diploma do ensino fundamental e médio. Confira agora!
O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos) tem por objetivo certificar o aprendizado das pessoas que não conseguiram terminar o ensino no tempo certo. Ele é uma alternativa para quem não quer encarar o EJA e ter que começar a estudar tudo de novo. Aplicado pela primeira vez em 2001, ele veio para promover a alfabetização de milhões de brasileiros. Infelizmente ainda é uma prova pouco comentada e muitos têm dúvidas ou nem sabem de sua existência.Viemos por meio desse texto, lhe dar essa ótima opção. Conquiste seu diploma inicial para abrir caminhos no mercado de trabalho com o Encceja 2019. Veja como:
Como funciona o Encceja 2019?
O exame é destinado para jovens e adultos que necessitam do diploma da educação básica. Todos podem realizar, desde que estejam dentro das solicitações da prova. Veja quais são:
- Diploma do Ensino Fundamental: Precisa ter no mínimo 15 anos de idade até a data da prova
- Diploma do Ensino Médio: Precisa ter no mínimo 18 anos até a data da prova
O calculo da nota é feito nos mesmo parâmetros que o do ENEM, usando um mecanismo chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). Ele funciona da seguinte forma:
- Caso você acerte mais questões difíceis do que fáceis, eles entendem que ouve cola ou “chute” de acordo com o método TRI
- Para conseguir o certificado é preciso atingir 100 pontos no mínimo, sendo que o total é 180. Ou seja, precisará acertar aproximadamente 10 a 12 questões de um total de 30
- E na redação precisará tirar 5 pontos, sendo que no total são 10.
Como será a prova do Encceja?
O Encceja é composto por 4 provas de alternativa tendo 30 questões cada e mais uma redação com avaliação semelhante à do Enem e terá duração de 6 horas, tanto para quem escolher o período diurno, quanto para o vespertino. Mas lembrando que o exame é 50% mais fácil do que o Enem, tendo conteúdos bem mais leves e relacionados ao cotidiano. Confira abaixo a matéria das provas:
- 1ª prova – Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- 2ª prova – Ciências Humanas e suas Tecnologias
- 3ª prova – Linguagens e Códigos e suas Tecnologias + Redação
- 4ª prova – Matemática e suas Tecnologias
Como faço a inscrição para o Encceja?
São abertas as inscrições, geralmente, em agosto e a prova é realizada em outubro de forma totalmente gratuita. As inscrições são feitas virtualmente através do site do INEP (http://enccejanacional.inep.gov.br/) e algumas semanas antes, é liberado o local de realização da prova, você poderá checa-lo na página do participante, acessando também o link acima.
E depois? Como pego o cerificado?
Depois de verificar se alcançou os pontos exigidos, você precisará ir até a Secretaria de Educação que foi estipulada no ato da inscrição e solicitar o certificado. Para detentos ou pessoas privadas de liberdade em geral, o diploma pode ser requisitado por seus orientadores pedagógicos. Já para aqueles que moram no exterior, o INEP enviará o documento para o consulado brasileiro mais próximo de sua residência atual.
É bacana lembrar que quando conseguir o diploma, a próxima prova que tiver do Enem será totalmente gratuita. Aproveite a oportunidade!
Desejo boa sorte nas futuras provas. Já falamos aqui sobre o EJA – educação de jovens e adultos, sugiro a leitura do artigo.
Grande abraço e até breve!