Emprega Brasil 2023: Vagas e tudo sobre o programa

O Emprega Brasil é uma ferramenta online criada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Trata-se de um portal na internet criado para ser um substituto do Portal Mais Emprego e oferecer diversos serviços para os trabalhadores brasileiros, além de servir como uma plataforma para tirarem dúvidas e buscarem oportunidades de emprego. O portal está com uma cara nova e muito mais intuitivo, oferecendo os serviços de forma mais dinâmica e simplificada para todos.

O Emprega Brasil não é um programa, apenas uma plataforma online onde você pode encontrar novas oportunidades de emprego ou solicitar o seu seguro-desemprego, por exemplo. Saiba mais a seguir!


Emprega BrasilServiços do Emprega Brasil

O objetivo principal do Emprega Brasil é disponibilizar em um único lugar informações sobre os trabalhadores para os empregadores e também vagas de emprego cadastradas nas agências de emprego do SINE espalhadas por todo o país. Através do portal do Emprega Brasil você poderá solicitar o seu seguro desemprego e acompanhar seu requerimento, poderá buscar por vagas de trabalho, buscar por ofertas de cursos de capacitação profissional e ainda ter acesso à sua carteira de trabalho digital, mas é necessário fazer download do aplicativo do Emprega Brasil para seu celular.

Empregadores também podem acessar alguns serviços pelo portal: podem efetuar o envio do requerimento do seguro desemprego, podem cadastrar as vagas de emprego, conferir currículos de candidatos para as vagas e muito mais.

Como acessar o Emprega Brasil

Para ter acesso aos serviços oferecidos pelo Emprega Brasil é necessário fazer um cadastro e ter uma senha. No entanto, isso pode ser feito rapidamente e sem muita complicação. Os interessados em ter acesso ao Emprega Brasil devem acessar o site https://empregabrasil.mte.gov.br/passo-a-passo/  e ir na guia “Cadastrar”. Informe então o seu CPF, nome completo, telefone celular e e-mail. Todas essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais, conhecido como CNIS, por isso é importante que sejam compatíveis.


Logo depois, você terá que responder em torno de 5 perguntas sobre seu histórico profissional. Acertando quatro delas, você receberá uma senha provisória e poderá efetuar o seu primeiro acesso, onde deverá fazer a troca da senha.

Vagas de Emprego

No site do Emprega Brasil, você terá a opção “Vagas de Emprego”. Ao clicar nessa opção, você deverá fazer login com sua senha e então buscar pelas oportunidades. Você poderá ver as oportunidades para o país inteiro ou as vagas destinadas somente para sua região, como preferir.

Carteira de Trabalho Digital

Depois que você já tiver o seu acesso ao Portal Emprega Brasil, você poderá fazer o download do aplicativo para o seu celular e assim poderá ter em mãos a sua carteira de trabalho digital para usar quando quiser. No entanto, o Ministério do Trabalho e Emprego informa que a carteira de trabalho digital não substitui a carteira de trabalho impressa, por isso é importante ter o documento original.

Com o documento no celular, será apenas mais fácil de realizar consultas ou obter informações rapidamente em qualquer lugar.

Ja falamos em outro artigo sobre o curso profissão home office que é bem interessante

Sugestões deixe nos comentários.