É possível viver de blog?

De uns tempos para cá, cada vez mais pessoas têm surgido na mídia ganhando reconhecimento e dinheiro através de trabalhos na internet. YouTubers, influenciadores digitais do TikTok, Podcasts etc. É fato que os meios digitais são ótimas fontes de renda.

Mas, dentro desse contexto, há aqueles que se perguntam se é possível viver de blog. Caso essa pergunta fosse feita alguns anos atrás, é bem provável que a grande parte das pessoas logo responderia que sim.


Contudo, nos dias de hoje, levando em consideração a concorrência, será que ainda é possível viver de blog? É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo. Confira.

É possível viver de blog nos dias de hoje?

Quando uma coisa é nova, maiores são as chances de “explorar”, por assim dizer. Em virtude disso, quando a internet começou a se tornar popular, muitas pessoas ganharam reconhecimento através de plataformas, incluindo de blogs.

viver de blog


E é por essa razão que falamos que, caso essa pergunta fosse feita há alguns anos, a resposta iria surgir muito mais rápido. Mas, levando em consideração a concorrência que se tem hoje, e todos os blogs que existem, será que é possível ter como renda principal os sites? A resposta é sim!

Mas, para que isso possa acontecer, deve-se saber como criar um site da maneira correta, respeitando todas as regras do Google. Hoje em dia, muitas coisas mudaram. Por isso, se você seguir as mesmas regras de antes, não obterá os mesmos resultados.

Com o passar do tempo, o Google lançou novas atualizações, as quais vieram para melhorar uma série de questões. Sendo assim, para que se consiga viver de blog nos dias atuais, é fundamental se adequar a todas elas.

Inclusive, outra coisa que não se pode deixar de salientar diz respeito às formas de ganhar dinheiro por intermédio dos blogs. Muitas pessoas ainda têm um pensamento um pouco limitante sobre as possíveis formas de lucro.

É verdade que o Google Ads pode ser a forma mais conhecida de se monetizar um blog, mas não é a única. Então, quando se fala sobre viver de blog, deve-se falar sobre as possíveis formas de monetizar o site. Abordaremos essa questão logo abaixo.

Como viver de blog?

Como dito, há várias formas de monetizar o seu site. E, quando afirmamos que é possível viver de blog, não estamos nos referindo apenas ao Google Ads. Sendo assim, é essencial que você entenda quais são as outras formas de lucrar com os seus sites.

Nos tópicos seguintes, apresentaremos os melhores métodos. Confira.

Ebooks do seu nicho

Vamos supor que você tem um site que fala sobre ecoturismo, por exemplo. Partindo desse pressuposto, sabe-se que as pessoas que acessam o seu blog tem interesse nesse assunto e nos relacionados.

Sabendo disso, por que não criar um ebook para vender ao seu público? Que tal reunir todas as informações mais relevantes desse assunto? Quem está iniciando nesse assunto, com certeza tem uma série de dúvidas, e irá se beneficiar do seu conteúdo.

Dessa forma, além de ganhar uma renda extra através do seu blog, você também corresponde às necessidades e expectativas dos seus leitores. É uma via de mão dupla e, através disso, seu leitor vai lhe enxergar cada vez mais como uma autoridade no assunto.

Afiliado

Ainda no exemplo anterior, se você não tem tempo de criar um ebook do zero, então que tal se afiliar a um infoproduto como esse, e ganhar por comissão? Lembre-se que, como seus leitores já têm interesse no assunto, é muito mais provável que eles façam a compra.

Além do mais, caso tenha um blog de viagem, é possível fazer parte do programa de afiliados de sites de hospedagem, como booking ou hostelworld. Fato é que se trata de uma ótima forma de monetizar seu blog, uma vez que você terá muito menos trabalho.

Venda cursos online

Devido a pandemia, cada vez mais pessoas têm aderido ao sistema de ensino online. Então, se você tem um conhecimento, do qual há demanda, com certeza haverá aqueles que estão dispostos a aprender aquilo que você tem para ensinar.

Não é preciso ser professor para poder ministrar um curso online, ainda que ter certas habilidades é um grande diferencial. Mas a verdade é que, hoje em dia, muitas pessoas têm preferido estudar através de plataformas online.

Mas, para isso, seu público deve lhe enxergar como uma referência no assunto, para que se sintam dispostos a fazer a compra. É uma ótima forma de criar uma previsão de ganhos, uma vez que os valores podem ser recorrentes.

Conclusão

Como você pôde notar, é possível sim viver de blog, mas desde que você tenha as estratégias corretas e saiba as formas de monetizar o seu site. Nos dias de hoje, há várias formas de ganhar dinheiro com blog. Portanto, leve isso em consideração.