A tarefa de realizar a redação do Encceja tira a tranquilidade de muitos candidatos. Isso porque essa etapa dissertativa da prova é considerada uma das mais complicadas e “trava” grande parte dos participantes do exame. Confira dicas para escrever um bom texto e ser aprovado!

O Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma prova que ajuda as pessoas que não conseguiram concluir a educação básica no tempo certo. O participante só precisa tirar uma boa nota em todas as disciplinas avaliadas para conseguir o tão sonhado certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Como aconteceu nos anos anteriores, o Encceja 2018 para Ensino Médio será composto por 120 questões objetivas de múltipla escolha. Além disso, cada candidato terá que produzir uma redação, de acordo com o tema proposto. A produção de texto será cobrada junto com a prova de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física.

5 Dicas para fazer uma redação do Encceja impecável

redacao encejja

Para o candidato ser aprovado na redação do Encceja, ele precisa tirar no mínimo cinco pontos (a nota máxima é 10). Veja a seguir algumas dicas para escrever um bom texto dissertativo argumentativo:

#1 – Antecipe possíveis temas

Não dá para prever o tema da redação, mas você pode ficar por dentro dos assuntos atuais. Para isso, adquira o hábito de ler jornais, revistas e portais de notícias na internet. Apurar os fatos que marcaram o ano é uma estratégia para antecipar possíveis temas da redação.


#2 – Use a pontuação corretamente

O seu texto precisa respirar. Para que isso aconteça, é necessário utilizar a pontuação corretamente. Ao escrever, cuidado com o excesso de vírgulas (isso torna o texto cansativo) e não tenha medo de colocar pontos no seu parágrafo. O ponto deve aparecer no momento em que uma ideia é finalizada e outro pensamento começa a ser abordado.

Somente a pontuação correta é capaz de tornar a leitura de um texto agradável. Pense nisso e exercite.

#3 – Pense na estrutura do texto

Não existe uma receita de bolo para fazer redação, mas você pode se basear em uma estrutura de texto dissertativo. Esse “esquema”, muito útil no rascunho, ajuda a planejar e organizar o conteúdo. Veja só:

  • 1º Parágrafo: introduza o tema e apresente um panorama geral ao leitor.
  • 2º e 3º Parágrafos: desenvolva o corpo do texto, trabalhando os seus argumentos.
  • 4º Parágrafo: é o momento de amarrar as ideias, concluir e propor uma solução.

#4 – Enriqueça o texto com citações

Recorra à literatura ou ao cinema para fazer citações dentro da sua redação. Essa prática enriquece o conteúdo e oferece embasamento para a argumentação. Citar um livro ou filme, relacionado ao tema, demonstra que você tem repertório.

#5 – Não fuja do tema

Preste muita atenção no tema proposto e leia os textos de apoio. Tomando esse cuidado, dificilmente você vai se perder na escrita e se esquecer do assunto principal.

E aí, gostou das dicas? Não se esqueça de que ninguém escreve bem do dia para noite.

É preciso treinar muito para adquirir afinidade com as palavras. Bons estudos!

Recomendados para você: