Você sabe quem é o seu cliente?
Essa é uma pergunta para a qual as empresas quase sempre respondem “sim” logo de cara. Mas entre ter uma opinião sobre quem é o cliente e conhecer ele de verdade é um caminho um tanto longo!
Nesse conteúdo vamos te mostrar como você pode conhecer seu cliente a fundo por meio da Persona, seja para confirmar sua opinião ou ter muitos insights sobre seu público.
De o que é a persona até a como fazê-la, vamos agora arregaçar as mangas e encontrar o seu consumidor perfeito!
Boa leitura!
O que é Persona?
Entender a persona é fácil se primeiro explicarmos sua aplicação.
Imagine que você é dono de uma loja online de roupas femininas, por exemplo, e deseja lançar uma nova coleção de roupas seguindo as tendências de moda que estão mais em alta.
Algum tempo depois de colocar a coleção à venda, ela tem performado muito mal e suas vendas diminuíram.
Ao analisar a persona dessa empresa, no entanto, descobrimos que ela é a Camila, uma mulher de 35 anos que mora em São Paulo e é advogada. Tem interesse por moda e gastronomia, e gosta de passar seu tempo livre em casa com o marido e o filho. Por ter uma rotina agitada, Camila preza pelo conforto e praticidade em suas roupas.
A partir dessas, e outras informações que temos acesso na persona da loja, podemos notar que a coleção não performou bem porque o perfil de clientes da empresa pede por peças mais clássicas e versáteis, que demoraram a sair de moda e que podem ser facilmente combinadas.
Tudo muito diferente do que estava sendo entregue.
Dessa maneira, conhecer a persona antes de tomar decisões, garante que não estará fazendo força em pontos que não fazem sentido para seus clientes.
Acredito que depois disso já tenha entendido quem é a persona e qual sua função dentro de um negócio, certo?
Mas para deixar registrado a definição mais formal, podemos dizer que a Persona é uma representação do seu cliente ideal.
Criada com base em dados reais, ela vai espelhar o público de uma empresa para que decisões de marketing, vendas, atendimento, e demais setores, possam ser tomadas com foco no que o cliente deseja.
Como criar sua Persona?
Existem 3 diferentes maneiras de se criar uma persona, são elas:
- Partindo do zero
- Através de exemplos
- Com a ajuda de automações de personas
Do zero
Personas criadas do zero pedem por uma busca e análise de dados manuais, para então preencher uma tabela com as principais características encontradas.
Apesar de demorada e trabalhosa, sua vantagem são os diversos insights que podem surgir durante seu desenvolvimento.
Alguns dos elementos da persona que fazem parte da criação do zero são:
- Nome
- Idade
- Ocupação
- Dores
- Objetivos
- Objeções
- Fontes de informação
- Arquétipo
Com Exemplos
Os exemplos de persona são muito práticos, e podem ser encontrados em monte na internet.
Não há problema algum em usá-los, desde que você saiba sua procedência.
Confiar de que os templates foram desenvolvidos com dados reais é essencial para que possa confiar na sua persona!
Com Automação de Personas
A automação de personas é uma novidade no mercado! Ela nada mais é do que uma forma automatizada de criar uma persona do zero, com todas as vantagens de personalização e confiança, e sem as desvantagens do tempo e trabalho.
Empresas como o Jornio são pioneiras nesse tipo de automação e oferecem integração de dados seguras para que você encontre seu cliente ideal em menos de 5 minutos e sem trabalho algum.
Conheça mais da Automação de Personas aqui!
Conclusão
Criar uma persona para sua empresa trará a confiança e segurança necessárias para que você atinja os melhores patamares com sua empresa.
E agora que sabe como, está esperando o que?