Da garrafa térmica para chimarrão à etiqueta: tudo sobre a roda de mate

Não se sinta culpado por não saber o que é uma roda de chimarrão. Afinal, esta é uma tradição que é seguida à risca nos estados do Sul do Brasil. Então, se você nunca ouviu falar sobre a tão amada roda de mate, estamos aqui para ajudar você a embarcar neste costume repleto de amizade e companheirismo.

 

Como toda tradição, essa tem suas próprias regras e suas etiquetas. Como, por exemplo, com quem deve ficar a garrafa térmica para chimarrão, ou para qual direção a cuia deve seguir. 


chimarrao

Então, caso você não esteja familiarizado com esses costumes, pode ficar tranquilo que nós vamos lhe dar dicas preciosas. No final, você estará preparado para, até mesmo, criar a sua própria roda de chimarrão! 

O que é a roda de chimarrão?

Sabe aqueles momentos que você senta com seus amigos e toma uma cerveja para relaxar? Ou quando você está conversando com sua família depois de algum tempo sem se verem? Agora, imagine isso acontecendo, mas com todos tomando um chimarrão


 

A roda de chimarrão é um momento em que você se reúne com pessoas queridas para um momento harmonioso de confraternização. Ela também pode ser perfeita para você conhecer outras pessoas, já que elas o recebem dentro do seu círculo de amigos. 

O que levar para uma roda de mate?

Para essa pergunta, a resposta é: depende. Então, vamos começar para caso você seja o anfitrião (ou cevador, como é chamado quem organiza o evento no Sul). Neste cenário, você precisará ter em sua posse todos os equipamentos necessários para se fazer um delicioso mate. 

 

Ou seja, você vai precisar de uma garrafa térmica para chimarrão, uma cuia de chimarrão, uma bomba para filtrar o mate e, é claro, muita erva mate. Não é à toa que você será responsável por preparar e servir a bebida. 

 

Vale lembrar que a garrafa térmica para chimarrão deve aguentar a sua bebida quente por longo período de tempo. Além disso, a bomba para chimarrão deve ser de aço inox, o que permite uma maior facilidade na hora de limpar. 

 

Caso você seja um convidado, você deve levar, apenas, o bom humor, boas histórias e, é claro, muita vontade de estar presente! 

Etiqueta para o cevador

Assim como existem diferenças entre o que levar neste evento, há etiquetas distintas entre o anfitrião e os convidados. Nesta primeira parte, vamos falar um pouco sobre as obrigações do cevador. 

 

Para você organizar uma roda de chimarrão, é sua responsabilidade: 

 

  • em primeiro lugar, você deve preparar o primeiro mate e se servir. Como cevador, o primeiro chimarrão é seu; 
  • quando terminar o seu mate, prepare o próximo e entregue, com a mão direita, para o convidado sentado à sua direita e assim por diante; 
  • quando você precisar servir uma pessoa que está sentada longe de você, levante e entregue o mate (também com a mão direita);
  • caso a bomba fique suja, é a sua responsabilidade limpá-la;
  • também, se a erva ficar fraca, é seu dever trocá-la.

Etiqueta para o convidado

Depois de falar sobre os deveres do cevador, vamos conversar sobre como o convidado deve se comportar em uma roda de chimarrão! 

São deveres do convidado: 

  • aguardar a sua vez de tomar o chimarrão e não furar a fila;
  • pegar com a mão direita o chimarrão oferecido pelo anfitrião;
  • desculpar-se caso a mão direita esteja ocupada e pegar com a esquerda a cuia;
  • tomar o chimarrão até ouvir o “ronco da cuia”;
  • não adoçar o mate por livre e espontânea vontade; 

 

Você deve ter percebido que existem várias regras nesta tradição, não é mesmo? Mas, este costume é algo secular e que deve ser respeitado e exaltado por todos. Mande este texto para quem você convidaria para uma roda de chimarrão!