Veja como os cursos Pronatec funcionam e podem mudar sua vida profissional, quem pode fazer e muito mais!

Indo diretamente ao ponto, o Pronatec é um programa do governo federal criado desde 2011 que tem a finalidade de facilitar a entrada de estudantes ou pessoas interessadas em concluir seus estudos, facilitando assim o ingresso delas em unidades de ensino qualificadas e também oferecendo bolsa de estudos. Pronatec significa Programa Nacional de Acesso ao ensino Técnico e Emprego, e o objetivo final desse programa é incrementar a oferta de mão de obra técnica qualificada no mercado de trabalho no Brasil.

Cursos Pronatec – Como funcionam ?

cursos pronatec

Um dos interessantes prismas do Pronatec é a Bolsa Formação, um ótimo benefício proporcionado pelo governo, onde oferta para pessoas que já concluíram o ensino médio – na rede privada ou pública – diversos tipos de cursos gratuitos técnicos, onde as aulas aplicadas tem carga horária mínima de 800 horas e são presenciais.

Para jovens e trabalhadores e também para os estudantes que ainda estão em curso no Ensino Médio, mas que querem saber quais cursos estão disponíveis, aqui nesse link você se inscreve e informa sobre o que está sendo oferecido na sua cidade, estado ou área de trabalho: http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/

Quem pode fazer os cursos Pronatec 2019?

O Pronatec 2019 está disponível para os seguintes candidatos:

  • Possuir renda familiar de até 2 (dois) salários mínimos federais;
  • Possuir inscrição no Cadúnico e estar recebendo auxílio governamental;
  • Estar frequentando o ensino fundamental, médio (podendo ser também o EJA) ou já ter concluído o ensino médio (a depender da modalidade do curso que irá se candidatar);
  • Não ter realizado mais de 2 (dois) cursos no Pronatec no ano da sua inscrição.

 

Tipos de cursos

cursos pronatec modalidades

Existem duas modalidades de cursos ofertados pelo programa sendo eles os cursos técnicos e de formação inicial e continuada (FIC), entenda como funciona cada um:
Formação técnica Pronatec: essa modalidade capacita o estudante para atuar em atividades dos setores de produção, além disso, possui a vantagem de uma imersão rápida no mercado de trabalho, isso por conta da grande procura por profissionais qualificados para atuar nesse setor. Com carga horária que varia entre 800 a 1200 horas, para pleitear uma vaga o estudante deve estar matriculado ou ter concluído o ensino médio.
• Formação Inicial e Continuada Pronatec: diferente da formação técnica a carga horária dessa modalidade tem um mínimo de 160 horas, por conta do menor tempo, possui um conteúdo mais específico. Essa modalidade é abrangente e conta com uma variação que atende desde o ensino fundamental incompleto até o médio completo.

São diversas áreas de atuação que você poderá escolher, como: técnico em alimentação escolar, técnico em automação industrial, técnico em agricultura, técnico em cozinha, técnico em agenciamento de viagem, técnico em controle ambiental, técnico em citopatologia, técnico em agente comunitário de saúde, técnico em desenho de construção civil, agricultor orgânico, bovinocultor de corte, bombeiro civil, vigia de embarcação, agente de observação de segurança, e centenas de outros.

Saiba sobre todos aqui: http://pronatec.mec.gov.br/fic/

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a saber mais sobre esse importante programa do governo.

Para dúvidas e sugestões, nos deixem comentários!

Tagged on: