O Governo Federal quer estimular a educação profissional entre os jovens brasileiros. Saiba tudo a respeito dos cursos Mediotec e entenda como vai funcionar a nova política de formação técnica e profissional.

Em 2011, a então presidente da república Dilma Rousseff lançou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A iniciativa tinha como objetivo ampliar o acesso dos brasileiros à educação profissional e tecnológica. Só nos primeiros quatro anos foram ofertadas 8 milhões de vagas para cursos técnicos e de formação inicial e continuada (FIC).

Michel Temer quer mudar o rumo da educação com o Mediotec. (Foto: Divulgação)

Michel Temer quer mudar o rumo da educação com o Mediotec. (Foto: Divulgação)

O orçamento da União sofreu vários cortes em virtude da crise econômica, por isso o Pronatec teve que ser reformulado. O programa entrou em uma nova fase, que recebeu o nome de Mediotec.

O que é o Mediotec?

Já falamos aqui sobre uma boa iniciativa educacional, como o senac psg, mas o mediotec é bem diferente. O Mediotec vem sendo descrito pelo Governo Federal como “um braço do Pronatec”. Ele foi instituído por Michel Temer com o propósito de oferecer formação técnica integrada ao ensino médio em tempo integral.

De acordo com o Ministro Mendonça Filho, serão abertas 82 mil vagas para o Mediotec em todo o Brasil. As oportunidades contemplarão apenas jovens estudantes do Ensino Médio.

Atualmente, o número de jovens brasileiros matriculados no ensino médio integrado ao técnico é ainda muito pequeno. Apenas 120 mil são adeptos a essa modalidade. Em contrapartida, o número de estudantes matriculados apenas no ensino médio é bem mais expressivo: 7,8 milhões!

Cursos Mediotec

O Governo Federal ainda não divulgou todos os cursos que serão ofertados pelo Mediotec. Até o momento, sabe-se que 20 mil vagas são para 30 cursos na área cultural a secundaristas. Cada título terá duração de um ano e meio a dois anos.


cursos-mediotec-como-irao-funcionar-1

Os estudantes, matriculados no Mediotec, irão cursar o ensino médio concomitante ao ensino técnico. Dessa forma, eles sairão da escola prontos para ingressar no mundo do trabalho.

Dentro da área de cultura, o Ministério da Educação já se comprometeu com a oferta de vários cursos. Entre eles, vale destacar:

– Arte circense

– Arte dramática

– Artes visuais

– Artesanato

– Canto

– Cenografia

– Fabricação de instrumentos musicais

– Paisagismo

– Processos fotográficos

– Design de embalagens

– Dança

– Modelagem do vestuário

Outros cursos técnicos gratuitos serão ofertados aos estudantes matriculados no ensino médio em escolas públicas.  Além da área de produção cultural e design, também serão abertas habilitações técnicas para produção industrial, gestão e negócios, infraestrutura, entre outras áreas.

Para promover os cursos Mediotec, o MEC está articulando parcerias com instituições de ensino, como é o caso dos institutos federais e o sistema S (Senai, Sesi e Sesc).

Inscrições Mediotec

A reforma do Ensino Médio acabou de ser aprovada no Senado, por isso o programa Mediotec ainda está dando os seus primeiros passos. Tudo indica que a fase inicial acontecerá no primeiro semestre de 2017. Já de início, o Governo Federal fará um investimento de R$1,5 bilhão para capacitar cerca de 500 mil estudantes no novo formato de ensino médio.

E aí? Restou alguma dúvida sobre o Mediotec? Deixe um comentário com a sua pergunta. Em breve teremos novidades a respeito desse novo programa do Governo Federal.

Recomendados para você: