xhamster xvideos pornhub redtube xxx thumbzilla

Mora no rio e quer se qualificar? Cursos gratuitos pronatec rj podem ser a solução para você, clique e conheça!

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, mais popularmente conhecido como Pronatec, existe há apenas quatro anos e ainda assim é um dos mais bem sucedidos programas recentes do governo. Ele já ofereceu cerca de oito milhões de vagas gratuitos em cursos espalhados pelo país.

Nesse ano, com objetivo de expandir o programa continuando com a gratuidade, houve uma abertura maior de vagas fazendo com que a oferta fosse ainda maior. Além disso, quem ingressa no Pronatec tem muitas vantagens.

Afinal, a taxa sucesso num emprego após ter feito algum curso profissionalizante do programa é altíssima. Até porque, ele é muito bem visto pelas empresas, causando também um bom salário.

Então, o Pronatec com certeza somará no seu currículo, sendo o primeiro passo para entrar no mercado de trabalho. Nesse artigo abordaremos um pouco sobre ele focando especialmente nos cursos gratuitos Pronatec RJ.

O que é o Pronatec

Cursos Gratuitos Pronatec RJ

Implementado pelo governo Dilma Rousseff, o programa foi criado em 2011 pensando em expandir e democratizar o acesso à educação profissionalizante e tecnológica. Isso a partir de cursos presenciais ou à distância.

O maior objetivo é de fazer com que todos os alunos que façam o curso sejam diretamente encaminhados ao mercado de trabalho. Outros objetivos que fazem do Pronatec uma das melhores ideias do governo são:


  • Através de cursos e/ou da qualificação profissional, aumentar todas as oportunidades educacionais;
  • Democratizar as escolas profissionalizantes e expandi-las;
  • Fazer com que o ensino médio brasileiro seja referência mundial, melhorando-o bastante
  • Devido à boa geração de empregos, favorecer o desenvolvimento e o investimento de empresas.

Quem pode fazer Pronatec?

O programa prioriza, em geral, pessoas de baixa renda, mas é oferecido a todos os cidadãos brasileiros. Quem possui cadastro único e está cursando o ensino médio na rede pública (2º ou 3º ano) geralmente é o maior beneficiado.

Pessoas que participaram do seguro desemprego três ou mais vezes nos últimos dez anos também tem preferência na hora da distribuição de vagas. Isso com o objetivo de proporcionar trabalho a todos.

Cursos Gratuitos Pronatec RJ

Para atingir todas as metas, o Governo Federal tem um conjunto de iniciativas atuante em todo o país. Ele é composto por vários sub programas onde podemos separar os cursos gratuitos RJ do Senai, Senac e Sisutec.

É possível ver os cursos oferecidos em cada um deles no site dos órgãos. Caso queira pesquisar por todas as vagas disponíveis no estado, basta clicar nesse link e preencher todas as informações requeridas.

Para o SENAI, SENAC e outros, o curso é oferecido pelos Serviços Nacionais de Aprendizagem o Acordo de Gratuidade. Essa via tem vagas priorizadas para pessoas com baixa renda e é apenas para estudo presencial.

O Pronatec é oferecido pelo Programa de Expansão da Rede Federal mantendo atualmente em funcionamento 350 unidades. Universidades particulares como Estácio de Sá, Cruzeiro do Sul e UNIP são algumas das que reservam vagas para cursos técnicos totalmente gratuitos.

Para maiores informações sobre o Pronatec, não hesite em entrar em contato com o MEC pelo telefone 0800 61 61 61.

Já falamos em outro artigo sobre o programa bolsa universidade que é bem interessante

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários